Rachel Morrison é primeira mulher a disputar o Oscar de direção de fotografia

Rachel Morrison entrou para a história do Oscar ao tornar-se a primeira mulher a concorrer na categoria de direção de fotografia. Os indicados à edição deste ano, a 90ª da premiação, foram anunciados nesta terça-feira (23) em Los Angeles.

Oscar 2018: Confira a lista completa com todas as mulheres indicadas
Saiba mais: 7 mulheres que já fizeram história no Oscar 2018

Morrison concorrerá ao troféu pelo trabalho em Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi, filme da diretora Dee Rees. Os outros indicados são Roger A. Deaking (Blade Runner 20149), Bruno Delbonnel (O Destino de Uma Nação), Hoyte van Hoytema (Dunkirk) e Dan Laustsen (A Forma da Água).

Mudbound já tinha feito de Morrison a primeira mulher a ser indicada ao prêmio da Sociedade Americana de Diretores de Fotografia (ASC, na sigla em inglês) na categoria de longa-metragem, e a primeira mulher a ganhar o prêmio de melhor direção de fotografia do New York Film Critics Circle, grupo que reúne críticos de cinema baseados em Nova York.

Outros trabalhos de Morrison incluem Fruitvale Station: A Última Parada (2013), Cake: Uma Razão Para Viver (2014) e o aguardado Pantera Negra (2018). Ela também dirigiu episódios das séries Quantico e American Crime.

Acompanhe a cobertura do Oscar 2018:
+
Greta Gerwig é indicada ao Oscar de direção por Lady Bird
Dee Rees é primeira mulher negra indicada ao Oscar de roteiro adaptado
+ Aos 89 anos, Agnès Varda concorrerá ao Oscar pela primeira vez
+ Ildikó Enyedi é única diretora indicada ao Oscar de filme estrangeiro
+ Meryl Streep bate o próprio recorde e concorre ao Oscar pela 21ª vez
Seis dos nove indicados a melhor filme têm ao menos uma mulher na produção

Deixe um comentário

Top