Dirigido por Chloé Zhao, Hamnet tornou-se o terceiro longa-metragem dirigido por uma mulher a ganhar o principal prêmio do Globo de Ouro – o de melhor filme dramático. Foi a segunda vitória da cineasta na categoria, já que ela tinha levado o troféu em 2021 com Nomadland.
O outro filme dirigido por mulher premiado na categoria foi Ataque dos Cães, de Jane Campion, em 2022.
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Hamnet era o único longa dirigido por mulher que concorria ao Globo de Ouro de drama, categoria na qual o brasileiro O Agente Secreto também estava indicado. O longa de Kleber Mendonça Filho levou dois troféus: melhor filme internacional e melhor ator para Wagner Moura.
Só mais dois filmes dirigidos por mulheres foram lembrados pela premiação: Guerreiras do K-pop, de Maggie Kang e Chris Appelhans venceu melhor animação e melhor canção original; e Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria, de Mary Bronstein, rendeu o troféu de melhor atriz de comédia ou musical para Rose Byrne.
Melhor atriz de drama foi para Jessie Buckley, pelo trabalho em Hamnet, enquanto o prêmio de atriz coadjuvante foi para Teyana Taylor, por Uma Batalha Após a Outra.
Nas categorias de televisão, as premiadas foram Rhea Seehorn, por Pluribus (melhor atriz de série dramática); Jean Smart, por Hacks (melhor atriz de comédia); Michelle Williams, por Dying For Sex (melhor atriz de minissérie ou filme para a TV); e Erin Doherty, por Adolescência (melhor atriz coadjuvante).
Good Hang With Amy Poehler ganhou o prêmio de melhor podcast, entregue pela primeira vez.
Foto: Rich Polk/2026GG/Penske Media via Getty Images