Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que podem ser vistos no streaming, em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, Max, Itaú Cultural Play, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.
Saiba mais: Assine a newsletter do Mulher no Cinema e acesse conteúdos exclusivos
A lista busca incluir filmes de diferentes gêneros e nacionalidades para oferecer opções variadas ao espectador. É possível, porém, que um título disponível no momento da publicação tenha posteriormente deixado o catálogo da plataforma indicada. Abaixo, veja dicas do que assistir no streaming em dezembro:
*
“Ainda Temos o Amanhã”
[C’è Ancora Domani, Itália, 2023]
Disponível no Sesc Digital
Delia vive na Roma dos anos 1940 com seus três filhos e Ivano, o marido autoritário. A chegada de uma carta misteriosa dá a Delia a coragem para questionar seu destino e o de sua família. Dirigido por Paola Cortellesi, foi um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema italiano recente. Assista a uma cena:
“Banel & Adama”
[França/Mali/Senegal, 2023]
Disponível na Reserva Imovision
Banel e Adama vivem em uma aldeia no norte do Senegal e estão muito apaixonados. No entanto, o amor dos dois entra em rota de colisão com os costumes de sua comunidade. Dirigido por Ramata-Toulaye Sy, competiu pela Palma de Ouro no Festival de Cannes. Assista ao trailer:
“Era o Hotel Cambridge”
[Brasil/França/Espanha, 2016]
Disponível na Itaú Cultural Play
Premiado no Festival do Rio e da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o filme de Eliane Caffé combina ficção e documentário para mostrar o cotidiano de refugiados recém-chegados ao Brasil e de trabalhadores sem-teto que ocupam um edifício abandonado no centro da capital paulista. Assista ao trailer:
“Kokomo City”
[Kokomo, EUA, 2023]
Disponível na MUBI
O documentário da diretora D. Smith conversa com Daniella Carter, Dominique Silver, Koko Da Doll e Liyah Mitchell, quatro mulheres trans negras que trabalham como profissionais do sexo nas cidades americanas de Nova York e Atlanta. Elas refletem sobre questões sociopolíticas e falam sobre pertencimento e identidade dentro da comunidade negra. Assista ao trailer:
“Meu Eu do Futuro”
[My Old Ass, Canadá/EUA/Reino Unido, 2024]
Disponível no Amazon Prime Video
Durante uma viagem provocada por cogumelos alucinógenos, Elliott, de 18 anos, se vê diante de si mesma aos 39. Quando a Elliott do futuro começa a dar alguns avisos, a jovem percebe que precisa repensar todos os aspectos de sua vida. Dirigido por Megan Park. Assista ao trailer: