Em protesto contra assédio, artistas usarão preto e broche no Globo de Ouro

O tapete vermelho do Globo de Ouro, que ocorre neste domingo (7) em Los Angeles, será palco de um protesto: artistas planejam usar roupas pretas e um broche do Time’s Up, grupo formado por mais de 300 mulheres para combater o assédio sexual na indústria do entretenimento e em outras profissões.

Leia também: Veja todas as mulheres indicadas ao Globo de Ouro
Saiba mais: Artistas lançam Time’s Up, plano de ação contra assédio

Anunciada no dia 1º de janeiro, a iniciativa foi criada a partir de reuniões que começaram em outubro, depois de o escândalo Harvey Weinstein dar início a uma avalanche de denúncias de assédio em Hollywood. Entre as integrantes do Time’s Up estão as atrizes Ashley Judd, Eva Longoria, America Ferrera, Natalie Portman, Rashida Jones, Emma Stone, Kerry Washington e Reese Witherspoon; as showrunners Shonda Rhimes e Jill Soloway; a executiva Donna Langley, presidente da Universal Pictures; e as advogadas Nina L. Shaw e e Tina Tchen.

O próprio grupo fez um chamado para que as estrelas usem preto ao comparecer ao Globo de Ouro. De acordo com o site da revista The Hollywood Reporter, Witherspoon também pediu que a figurinista e stylist Arianne Phillips criasse um pin do Time’s Up (foto), que poderá ser usado tanto por mulheres quanto homens na premiação.

O Time’s Up não tem líderes e funciona em grupos de trabalho. Um deles, por exemplo, monitorou a criação de uma comissão para acabar com o assédio em Hollywood, que foi anunciada em dezembro. Outro, pressiona organizações e empresas do entretenimento a se comprometer a ter 50% de mulheres em sua liderança nos próximos dois anos.

Também há grupos trabalhando em legislação sobre assédio, além de um fundo de mais de US$ 13 milhões, arrecadados por meio de doações, que será usado para ajudar mulheres de outras profissões (como faxineiras, enfermeiras, funcionárias de fazendas, fábricas, restaurantes e hotéis) a se proteger e se defender. Saiba mais sobre a iniciativa no site oficial.

Deixe um comentário

Top