Mulheres no Oscar: Conheça as mulheres indicadas ao prêmio de melhor animação

Aquecendo os motores para o Oscar 2020, que ocorre em 9 de fevereiro, o Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil de todas as profissionais indicadas em cada uma das categorias.

Oscar 2020: Confira a lista completa com todas as mulheres indicadas
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Já falamos sobre as mulheres que concorrem a melhor filmeatriz, atriz coadjuvante, roteiro original e roteiro adaptado. A categoria da vez é melhor longa-metragem de animação, na qual três dos cinco filmes indicados têm ao menos uma mulher entre os produtores – mas nenhum foi dirigido por mulher. No total, há quatro mulheres entre os 14 indivíduos na disputa. Saiba mais sobre as elas:


Arianne Sutner, por Link Perdido
Americana, trabalha na Laika, empresa de animação focada em stop-motion. Começou a carreira nos anos 1990, assumindo funções como assistente de direção, aprendiz de edição e gerente de produção. Foi produtora de animação no filme A Vida Marinha com Steve Zissou (2004) e produtora de ParaNorman (2012) e Kubo e as Cordas Mágicas, pelo qual concorreu ao Oscar nesta mesma categoria. Está na segunda indicação.


Bonnie Arnold, por Como Treinar o Seu Dragão 3
Presidente da DreamWorks Animation, nasceu em Atlanta em 1955 e estudou Jornalismo. Começou em Hollywood nos anos 1990 e produziu alguns longas de ficção, mas focou na animação após produzir o sucesso Toy Story (1995). Foi produtora, também, de Tarzan (1996), Como Treinar o Seu Dragão (2010) e Como Treinar o Seu Dragão 2, pelo qual recebeu a segunda indicação ao Oscar. Concorre pela segunda vez.


Jinko Gotoh, por Klaus
Nascida no Japão e criada na Califórnia, foi produtora de efeitos digitais de Space Jam (1996) e 
diretora de produção digital da Disney. Também passou pela Pixar e foi produtora associada de Procurando Nemo (2003). Depois, preferiu deixar os grandes estúdios e produzir projetos específicos, como Uma Aventura Lego 2 (2019) e Klaus (2019), pelo qual recebeu a primeira indicação ao Oscar.


Marisa Román, por Klaus
Cofundadora da SPA Studios, que tem sede em Madri, na Espanha, começou a carreira trabalhando como consultora de comunicação e marketing. Em 1996 passou a integrar a equipe de marketing da Disney, tendo como função criar elos entre o departamento de animação e outras 16 áreas da empresa. Klaus é seu primeiro trabalho creditado como produtora, e já lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images

* O Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2020 até 7/2. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.

Deixe um comentário

Top