
A diretora alemã Mascha Schilinski venceu o Prêmio do Júri do Festival de Cannes com seu segundo longa-metragem, Sound of Falling, num empate com Sirât, de Oliver Laxe.
Leia também: Veja os principais prêmios recebidos por mulheres em Cannes
Palma de Ouro: Conheça os filmes dirigidos por mulheres que já concorreram
Na tela: Os filmes protagonizados por mulheres que ganharam a Palma de Ouro
Saiba mais: Veja todas as mulheres que presidiram o júri de Cannes
Sound of Falling era um de sete filmes dirigidos por mulheres que estavam na disputa pela Palma de Ouro do festival, encerrado neste sábado (24). Apenas um outro foi premiado: La Petite Dernière, de Hafsia Herzi, que rendeu o troféu de melhor atriz para a estreante Nadia Melliti.
A Palma de Ouro foi para Un Simple Accident, de Jafar Panahi, enquanto o longa brasileiro O Agente Secreto ganhou dois prêmios: melhor ator para Wagner Moura e melhor direção para Kleber Mendonça Filho.

Sound of Falling conta a história de quatro mulheres – Alma, Erika, Angelika e Lenka – que passaram a juventude na mesma fazenda no norte da Alemanha. Ao longo de um século, ecos do passado ficam nas paredes, e as vidas das jovens separadas pelo tempo começam a se conectar.
Já La Petite Dernière é centrado em Fatima, a mais jovem de três irmãs que está começando a universidade em Paris. O filme a acompanha enquanto busca seu próprio caminho e lida com novos desejos, sua atração por mulheres e o senso de lealdade à família franco-argelina. Além do troféu de atriz, o longa ganhou a Queer Palm, entregue à melhor obra com temática LGBTQIA+.
Os outros filmes dirigidos por mulheres na competição eram Alpha, da francesa Julia Ducournau; Die, My Love, da escocesa Lynne Ramsay; The Mastermind, da americana Kelly Reichardt; Renoir, da japonesa Chie Hayakawa; e Romeria, da espanhola Carla Simón.
Em 78 anos de Cannes, três filmes dirigidos por mulheres venceram a Palma: O Piano, de Jane Campion, em 1993; Titane, de Julia Ducournau, em 2021; e Anatomia de uma Queda, de Justine Triet, em 2023.