O Oscar é mais famoso, mas o prêmio do Sindicato dos Atores (SAG) mostrou estar bem à frente no quesito diversidade. Cinco dos 10 troféus entregues na noite deste sábado (30) foram para negros, incluindo três mulheres – todas por trabalhos na televisão.
Leia também: Hattie McDaniel, a primeira negra a ganhar o Oscar
Viola Davis levou melhor atriz de série dramática por “How To Get Away With Murder”; Uzo Aduba, melhor atriz de série de comédia por “Orange is the New Black”; e Queen Latifah, melhor atriz de minissérie ou filme para a TV por “Bessie”.
Nenhuma negra estava indicada aos prêmios de cinema, que foram para Brie Larson (melhor atriz por “O Quarto de Jack”) e Alicia Vikander (atriz coadjuvante por “A Garota Dinamarquesa).
A diversidade também foi reforçada pelos dois troféus entregue a Idris Elba, incluindo o de ator coadjuvante pelo filme “Beasts of No Nation”, numa rara ocasião em que um ator ganhou o SAG sem ter uma indicação ao Oscar; no prêmio de melhor ator de série de comédia para Jeffrey Tambor, que interpreta um personagem transexual em “Transparent”; e na vitória de “Orange is the New Black” como melhor elenco de série de comédia.
Rodeada pelas colegas de programa, Laura Prepon aceitou o prêmio dizendo: “Olhem para esse palco. É sobre isso que falamos quando falamos sobre diversidade”.
Congrats to @OITNB! #sagawards https://t.co/Y79PhrDmOk
— SAG Awards® (@SAGawards) January 31, 2016
Num dos melhores momentos da cerimônia, Tina Fey e Amy Poehler entregaram o prêmio pelo conjunto da obra à atriz Carol Burnett.
Veja todas as mulheres premiadas:
CINEMA
Melhor atriz
Brie Larson – “O Quarto de Jack”
Melhor atriz coadjuvante
Alicia Vikander – “A Garota Dinamarquesa”
TV
Melhor atriz de série dramática
Viola Davis – “How To Get Away With Murder”
Melhor atriz de série de comédia
Uzo Aduba – “Orange is the New Black”
Melhor atriz de filme para a TV ou minissérie
Queen Latifah – “Bessie”
A autora da matéria errou ao dizer que Viola Davis ganhou por Orange is the New Black, ela ganhou pela atuação em How to Get Away with murder.
Por favor, corrija o texto. Viola Davis foi premiado por “How to Get Away With Murder” . O texto contradiz as legendas que vem abaixo.
obrigada, Ana, confundimos aqui!
obrigada, Mayara, trocamos aqui.