Brasileiras concorrem ao Oscar do cinema independente com “Sócrates”

As brasileiras Thayná Mantesso e Tammy Weiss estão na disputa pelo Independent Spirit Awards, conhecido como o Oscar do cinema independente americano. Elas são, respectivamente, roteirista e produtora de Sócrates, filme brasileiro que recebeu três indicações ao prêmio.

Leia também: Mulheres são maioria na disputa por prêmio de direção do Spirit Awards

Thayná e Tammy concorrem ao Troféu John Cassavetes, que premia roteiristas, produtores e diretores do melhor filme com orçamento abaixo de US$ 500 mil. Sócrates, que tem direção de Alex Moratto, também concorre nas categorias Someone to Watch, o equivalente ao “cineasta revelação”, e melhor ator, para o estreante Christian Malheiros.

Sócrates foi realizado por Moratto em parceria com jovens das Oficinas Querô, projeto social do Instituto Querô, na Baixada Santista, em São Paulo. Tammy Weiss é a coordenadora do instituto, e a foto acima mostra alguns dos participantes junto ao diretor.

O filme narra a trajetória de um jovem negro e homossexual que precisa sobreviver após a morte da mãe. Exibido na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e no Festival do Rio, atualmente está em cartaz no Festival Mix Brasil, realizado na capital paulista.

Os vencedores do Spirit Awards serão conhecidos em 23 de janeiro.

Deixe um comentário

Top