Mulheres dirigiram 34% dos documentários que buscam indicação ao Oscar

Cinquenta e quatro dos 159 filmes que buscam uma indicação ao Oscar de melhor documentário foram dirigidos ou codirigidos por mulheres, segundo levantamento feito pelo Mulher no Cinema a partir da lista divulgada pela Academia de Ciências Cinematográficas.

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Trata-se de uma proporção de cerca de 34%, abaixo dos 40,3% registrados em 2018. Em 2017, o índice foi de 35%, e em 2016, de 32%. A brasileira Petra Costa é uma das mulheres na disputa, com o documentário Democracia em Vertigem, lançado pela Netflix.

Uma lista de 15 finalistas será anunciada em 16 dezembro e os cinco longas que de fato disputarão o Oscar serão conhecidos em 13 de janeiro. A entrega do prêmio será em 9 de fevereiro.

Veja os documentários dirigidos por mulheres que estão na disputa:

After Parkland, de Emily Taguchi e Jake Lefferman
Always in Season, de Jacqueline Olive
American Factory, de Julia Reichert e Steven Bognar
At the Heart of Gold: Inside the USA Gymnastics Scandal, de Erin Lee Carr
Blowin’ Up, de Stephanie Wang-Breal
Blue Note Records: Beyond the Notes, de Sophie Huber
Bridges of Time, de Kristine Briede e Audrius Stonys
The Brink, de Alison Klayman
Bruno Sammartino, de Patrea Patrick
Buddha in Africa, de Nicole Schafer
Call Me Intern, de Nathalie Berger e Leo David Hyde
Cracked Up, de Michelle Esrick
Cunningham, de Alla Kovgan
Debut, de Anastasiya Miroshnichenko
Defensora, de Rachel Leah Jones e Philippe Bellaiche
Democracia em Vertigem, de Petra Costa
The Elephant Queen, de Victoria Stone e Mark Deeble
Ernie & Joe, de Jenifer McShane
#Female Pleasure, de Barbara Miller
Fiddlin, de Julie Simone
Finding Farideh, de Azadeh Moussavi e Kourosh Ataee
For Sama, de Waad Al-Khateab e Edward Watts
Framing John DeLorean, de Sheena M. Joyce e Don Argott
Ghost Fleet, de Shannon Service e Jeffrey Waldron
Hail Satan?, de Penny Lane
Honeyland, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov
Hope Frozen, de Pailin Wedel
The Hottest August, de Brett Story
I Had a Dream, de Claudia Tosi
Immortal, de Ksenia Okhapkina
It’s a Hard Truth Ain’t It, de Madeleine Sackler
Jawline, de Liza Mandelup
The Kingmaker, de Lauren Greenfield
M for Malaysia, de Ineza Roussille e Dian Lee
Making Waves: The Art of Cinematic Sound, de Midge Costin
Moonlight Sonata: Deafness in Three Movements, de Irene Taylor Brodsky
The Most Dangerous Year, de Vlada Knowlton
My Home India, de Anjali Bhushan
One Child Nation, de Nanfu Wang e Jialing Zhang
Privacidade Hackeada, de Jehane Noujaim e Karim Amer
The Proposal, de Jill Magid
Quebrando a Banca do Poder, de Rachel Lears
Raise Hell: The Life and Times of Molly Ivins, de Janice Engel
Reinventing Rosalee, de Lillian Glass
Roll Red Roll, de Nancy Schwartzman
Serendipity, de Prune Nourry
Shooting the Mafia, de Kim Longinotto
The Spy behind Home Plate, de Aviva Kempner
Watson, de Lesley Chilcott
When Tomatoes Met Wagner, de Marianna Economou
Who Will Write Our History, de Roberta Grossman
Woodstock: Three Days That Defined a Generation, de Jamila Ephron
Wrestle, de Suzannah Herbert e Lauren Belfer
Ximei, de Gaylen Ross e Andy Cohen

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