A diretora americana Lynn Shelton (1965-2020) recebeu uma indicação póstuma ao Emmy, o Oscar da televisão, pelo trabalho na série Little Fires Everywhere. Shelton morreu em maio, aos 54 anos, por causa de uma doença sanguínea que não havia sido previamente diagnosticada.
Leia também: Emmy 2020 tem recorde de indicações para atrizes e atores negros
Emmy 2020: Veja as mulheres indicadas nas principais categorias do prêmio
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
Shelton foi indicada na categoria de direção de série dramática pelo episódio final de Little Fires Everywhere, cujo título é “Find a Way”. Ela dirigiu outros três episódios do programa, no qual também atuou como produtora executiva, e que foi o último trabalho de sua carreira.
Também roteirista, produtora, montadora e atriz, Shelton era conhecida por filmes como Brilhantismo Natural (2008), O Dia da Transa (2009), A Irmã da Sua Irmã (2011), Touchy Feely (2013), Encalhados (2014) e Outside In (2017). Em seus trabalhos, optava por grande naturalidade nos diálogos e nas atuações, navegando entre a comédia e o drama e focando principalmente em relacionamentos, não nos grandes acontecimentos.
Na televisão, dirigiu episódios de séries como The Mindy Project, Mad Men, Glow, Love e New Girl. Em 2020 ela também tinha lançado Marc Maron: End Times Fun, especial do ator Marc Maron para a Netflix.