Um número recorde de atrizes e atores negros recebeu indicações à edição deste ano do Emmy, o Oscar da televisão americana. De acordo com a revista Hollywood Reporter, artistas negros receberam 35 das 102 indicações de atuação nas categorias de série, minissérie e filme para a TV, o equivalente a 34,3%.
Emmy 2020: Veja as mulheres indicadas nas principais categorias
Leia também: Lynn Shelton recebe indicação póstuma ao Emmy
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Antes, o recorde era de 27,7%, registrado dois anos atrás. Em 2019, a porcentagem ficara em 20%. Além disso, artistas negros também são três dos seis indicados ao prêmio de dublagem de animação, e cinco dos 10 indicados nas categorias de atuação em programas de curta duração.
Considerando apenas as categorias que premiam protagonistas, artistas negros representam 11 dos 34 indicados. O destaque é a categoria de atriz de minissérie ou filme para a televisão, na qual há três mulheres negras entre as cinco concorrentes. São elas Regina King, por Watchmen; Octavia Spencer, por A Vida e a História de Madam C.J. Walker e Kerry Washington por Little Fires Everywhere.
Artistas negros também são 14 dos 44 indicados nas categorias de coadjuvante, e 10 dos 24 indicados aos prêmios de ator/atriz convidado. Outros três artistas não brancos foram indicados em categorias de protagonistas: Sandra Oh (Killing Eve), Dev Patel (Modern Love) e Ramy Youssef (Ramy).
Fora das categorias de atuação, porém, a maior parte dos indicados continua sendo formada por homens brancos. Mas houve três mulheres não-brancas indicadas a prêmios de direção e quatro, a prêmios de roteiro.
Dime Davis e Linda Mendoza concorrem na categoria de direção de programa de variedades por A Black Lady Sketch Show e Tiffany Haddish Presents: They Ready, respectivamente. Além delas, Nadia Hallgren foi indicada ao troféu de direção de documentário ou programa de não-ficção por Minha História.
As mulheres não brancas indicadas a roteiro são Stefani Robinson, por What We Do in the Shadows (categoria de comédia); Tanya Barfield, por Mrs. America (minissérie ou filme para a televisão); Marika Sawyer, por John Mulaney and the Sack Lunch Bunch (especial de variedades); e Alisar Hasan, por The Cave (programa de não-ficção). A entrega do Emmy será em 20 de setembro.