“I Am Not a Witch” é o candidato do Reino Unido ao Oscar de filme estrangeiro

Dirigido pela cineasta zambiano-galesa Rungano Nyoni, I Am Not a Witch foi escolhido como o candidato do Reino Unido ao Oscar de filme estrangeiro deste ano. A cerimônia de premiação será em 24 de fevereiro.

Saiba mais: Todos os longas de diretoras que já disputaram o Oscar de filme estrangeiro

I Am Not a Witch foi exibido no Festival do Rio do ano passado e conta a história de Shula, uma menina de nove anos que, após um incidente em sua aldeia na Zâmbia, é obrigada a viver em um acampamento itinerante de bruxas. Segundo as responsáveis pela comunidade, qualquer tentativa de fuga transformará Shula em uma cabra. Ela, então, precisará decidir se aceitará seu destino ou se buscará a liberdade.

De acordo com as regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o Reino Unido pode se inscrever na disputa de filme estrangeiro desde que seu candidato não seja majoritariamente falado em inglês. É o caso de I Am Not a Witch, que tem diálogos em inglês, mas também nas línguas bemba, nianja e tonga.

Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases: primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas; depois, é divulgada uma lista com semifinalistas; por fim, são anunciados os cinco indicados que de fato concorrem o prêmio.

A categoria foi instaurada na 29ª edição da premiação, realizada em 1957, e até hoje só premiou três filmes dirigidos por mulheres: A Excêntrica Família de Antônia (1995), de Marleen Gorris; Lugar Nenhum na África (2001), de Caroline Link; e Em um Mundo Melhor, de Susanne Bier (2010). Saiba mais sobre a presença das mulheres no Oscar de filme estrangeiro

Deixe um comentário

Top