Halyna Hutchins dará nome a uma bolsa de estudos para diretoras de fotografia

Halyna Hutchins (1979-2021) dará nome a uma bolsa de estudos para mulheres que querem trabalhar na direção de fotografia. A notícia foi anunciada nesta sexta-feira (22), um dia depois de Hutchins ter sido morta pelo disparo de uma arma cenográfica em um set de filmagem no estado americano do Novo México.

Saiba mais: Halyna Hutchins morre no set após disparo de arma cenográfica
Leia também: 10 filmes com mulheres na direção de fotografia para ver online
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

A bolsa foi criada pela família de Hutchins em parceria com o Instituto Americano de Cinema (AFI, na sigla em inglês), instituição na qual ela se formou. A escola criou uma página de doações para o fundo que será usado para financiar a bolsa de estudos. “Palavras não podem capturar o que é perder alguém tão querido para a comunidade da AFI”, diz a página. “Nos comprometemos a garantir que Halyna Hutchins continue viva no espírito de todos os que buscam realizar seus sonhos em histórias bem contadas.”

A diretora e roteirista Olia Oparina, que era amiga de Hutchins e trabalhou com ela no longa Snowbound (2017), anunciou, em comunicado, que a bolsa será destinada a “ajudar diretoras de fotografia a construir carreiras sustentáveis no mercado de cinema”.

“Em sua carreira, Halyna foi defensora das diretoras de fotografia e das diretoras, já que estava familiarizada com as dificuldades que as mulheres enfrentam na indústria do entretenimento”, disse Oparina. “Depois de superar muitos obstáculos, Halyna começou a receber ofertas para trabalhar em filmes de grande orçamento, como Archenemy e Blindfire, e tinha muito orgulho de emprestar sua visão a eles. Sua morte é trágica não só para sua família e seus amigos, mas também para o mundo do cinema que ela tanto amava, e que foi para sempre privado de seu grande talento.”

Estrela em ascensão

Nascida na Ucrânia, Hutchins se formou inicialmente em Jornalismo Internacional pela Universidade de Kyiv e trabalhou como jornalista investigativa em produções documentais britânicas. Mais tarde, mudou-se para Los Angeles e formou-se no conservatório do Instituto Americano de Cinema. Ela dirigiu um curta, Coco Noir (2015), e assinou a fotografia de longas como Darlin’ (2019), de Pollyanna McIntosh, e The Mad Hatter (2021), de Cate Devaney, além dos citados por Oparina em seu comunicado.

Em 2019, Hutchins entrou para a lista de “Estrelas em Ascensão da Fotografia”, publicada anualmente pela prestigiada revista American Cinematographer.

Sua trágica morte aconteceu nesta sexta-feira (21) durante as filmagens do faroeste Rust em um rancho no condado de Santa Fé. De acordo com o jornal The New York Times, que citou um documento oficial da polícia local, três revólveres e um cinturão foram colocados em uma bandeja pela pessoa da equipe que é especialista em armas, conhecida como armorer ou armeiro. Durante o ensaio de uma cena, o assistente de direção do filme entregou um dos revólveres ao ator Alec Baldwin dizendo se tratar de uma “arma fria”, o que deveria indicar a ausência de qualquer tipo de munição (inclusive balas de festim), sem saber que não era o caso. Quando o ator usou a arma, atingiu Hutchins no peito. O diretor Joel Souza, que estava atrás de Hutchins, foi ferido no ombro.

Não está claro quantos tiros foram disparados nem que tipo de arma ou munição foi usada, mas várias balas e revólveres foram apreendidos pela polícia. O documento citado pelo New York Times também não dá informações sobre o depoimento do armeiro ou armeira.

Baldwin falou sobre o ocorrido no Twitter: “Não há palavras para expressar meu choque e minha tristeza em relação ao trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, que era esposa, mãe e uma colega que nós admirávamos profundamente. Estou colaborando completamente com a investigação policial de como essa tragédia ocorreu e estou em contato com o marido de Halyna, oferecendo meu apoio a ele e sua família. Meu coração está partido pelo marido, o filho e todos os que conheciam e amavam Halyna.”

A fotografia é uma das áreas do cinema em que as mulheres enfrentam mais obstáculos. Elas representaram apenas 5% de todos os profissionais que trabalharam como diretores de fotografia nos 250 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos em 2019, de acordo com estudo da San Diego State University.

Além disso, em 94 anos de Oscar apenas uma mulher concorreu na categoria de direção de fotografia. Esta mulher foi Rachel Morrison, que também se manifestou sobre a morte de Hutchins: “Estou arrasada e furiosa. Nenhuma tomada, nenhuma cena e nenhum filme valem a perda de uma vida”, escreveu. Em outro tweet, Morrison questionou o uso de munição ao invés da criação de efeitos de tiros na pós-produção. “Se você não tem dinheiro para fazer um filme com segurança, não deveria estar fazendo um filme”, afirmou.

Top