Mulheres dirigiram apenas três dos 18 filmes que estarão na competição principal do Festival de Cannes deste ano, que ocorre de 17 a 28 de maio. São eles: O Estranho que Nós Amamos, de Sofia Coppola; Radiance, de Naomi Kawase; e You Were Never Really Here, de Lynne Ramsay, que ainda está em fase de finalização.
É mais um ano de baixa presença feminina na competição de Cannes. No ano passado, foram três filmes dirigidos por mulheres entre 20 selecionados; em 2015, dois filmes entre 19. Em toda a história do festival, apenas um filme dirigido por mulher foi premiado com a Palma de Ouro: O Piano, de Jane Campion, em 1993.
A presença das diretoras é um pouco mais expressiva na mostra Um Certo Olhar, que selecionou La Novia Del Deserto, de Cecilia Atán e Valeria Pivato; Beauty and the Dogs, de Kaouther Ben Hania, Western, de Valeska Grisebach; Jeune Femme, de Léonor Serraille; e After the War, de Annarita Zambrano.
Fora de competição, também serão exibidos Visages, Villages, dirigido por Agnès Varda em parceria com JR; An Inconvenient Sequel, de Bonni Cohen e John Shenk; They, de Anahita Ghazvinizadeh; além da nova temporada da série Top of the Lake, com direção de Jane Campion e Ariel Kleiman. O festival ainda exibirá filmes dirigidos por duas atrizes: Sea Sorrow, de Vanessa Redgrave; e Come Swim, de Kristen Stewart.