Cineasta brasileira Juliana Rojas é premiada no Festival de Berlim

A cineasta brasileira Juliana Rojas foi premiada na 74ª edição do Festival de Berlim, encerrada neste sábado (24). Ela ganhou o troféu de melhor direção na mostra Encontros por seu novo filme, Cidade; Campo.

Leia também: Dahomey, de Mati Diop, vence Urso de Ouro em Berlim
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Quarto longa-metragem de ficção de Rojas, Cidade; Campo conta duas histórias de migração. Na primeira, a trabalhadora rural Joana migra para São Paulo (SP) após o rompimento de uma barragem de dejetos de mineração inundar sua cidade natal. Ela vai ao encontro de sua irmã, Tânia, que mora em um bairro periférico junto com seu neto, Jaime, e entra no universo dos subempregos por aplicativos, trabalhando como faxineira. 

Na segunda história, Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai no Mato Grosso do Sul. As duas mulheres buscam uma nova oportunidade de vida no campo, mas a natureza as obriga a enfrentar frustrações e a lidar com memórias e fantasmas. 

As protagonistas do longa são Fernanda Vianna, Mirella Façanha e Bruna Linzmeyer. Entre os trabalhos anteriores de Rojas destacam-se os curtas O Duplo e A Passagem do Cometa e os longas Sinfonia da Necrópole, Trabalhar Cansa e As Boas Maneiras, estes dois últimos dirigidos em parceria com Marco Dutra.

Outro filme brasileiro premiado em Berlim foi o curta-metragem Lapso, de Caroline Cavalcanti, que recebeu menção honrosa do júri jovem da mostra Generation 14plus.

O principal prêmio do Festival de Berlim é o Urso de Ouro, que neste ano foi entregue a Dahomey, de Mati Diop.


Foto do topo: Da esquerda para a direita, a produtora Sara Silveira, as atrizes Mirella Façanha e Fernanda Vianna, a diretora Juliana Rojas e a atriz Bruna Linzmeyer posam para foto no Festival de Berlim – Créditp: Dirk Michael Deckbar/Site do Festival de Berlim

Top