Ganhador da mostra Um Certo Olhar no último Festival de Cannes, o longa brasileiro A Vida Invisível foi indicado ao Film Independent Spirit Awards, a principal premiação do cinema independente nos Estados Unidos, na categoria de melhor filme internacional. Dirigido por Karim Aïnouz e estrelado pelas atrizes Carol Duarte e Julia Stockler, A Vida Invisível é o candidato do Brasil ao Oscar de filme internacional e estreia nesta quinta-feira (21) nos cinemas brasileiros.
Vídeo: Assista à live com Carol Duarte sobre A Vida Invisível
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Inspirado no livro A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha, o filme conta a história de duas irmãs no Rio de Janeiro dos anos 1950: Eurídice, a mais nova, é reservada e sonha em ser pianista; Guida, a mais velha, se apaixona e foge de casa. Quando se arrepende, o pai não a aceita de volta e mantém as irmãs distantes uma da outra.
No Spirit Awards, A Vida Invisível vai concorrer com Les Misérables, de Ladj Ly (França); Parasita, de Bong Joon-ho (Coreia do Sul); Retrato de uma Jovem em Chamas, de Céline Sciamma (França); Retablo, de Álvaro Delgado-Aparicio (Peru); e The Souvenir, de Joanna Hogg (Reino Unido).
Já no caso do Oscar, será preciso esperar até dezembro para saber se o filme estará entre os semifinalistas da categoria, que neste ano recebeu inscrições vindas de 93 países. Em janeiro serão anunciados os cinco indicados que de fato concorrerão ao prêmio.