Começou nesta quinta-feira (18) a edição 2015 do Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo, festival dedicado aos filmes produzidos na Suíça e que fica em cartaz em São Paulo até o dia 29. As sessões acontecem no Centro Cultural Banco do Brasil e no Cinesesc – e os principais longas também serão exibidos no Sesc Ribeirão Preto e no Sesc São José dos Campos, em dois finais de semana de junho.
Abaixo, listamos 7 filmes da programação que são dirigidos, escritos e/ou centrados em mulheres. Os horários de exibição estão no site do CCBB e no site do Cinesesc.
“Dora ou As Neuroses Sexuais dos Nossos Pais”
Uma garota de 18 anos com deficiência mental começa a descobrir sua sexualidade e buscar independência, enquanto os pais tentam protegê-la. Direção e roteiro de Stina Werenfels.
“Eu Sou FEMEN”
Documentário do diretor Alain Margot sobre a ucraniana Oksana Shachko, uma das criadoras do movimento feminista FEMEN, conhecido por protestos na Europa.
“O que há entre nós”
Após 18 anos de casamento e três filhos, Alice percebe que o marido, Frank, sente-se cada vez mais atraído por homens. Claudia Lorenz escreve e dirige o filme.
“Pepe Mujica – Lições do Canteiro de Flores”
Heidi Specogna é a diretora deste documentário sobre a vida de José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai e considerado um dos políticos mais carismáticos da América Latina.
“As Pontes de Saravejo”
Treze cineastas europeus – incluindo Ursula Meier, Aida Begic, Angela Schanelec, Isild Le Besco e Teresa Villaverde – exploram o que Sarajevo representa na história do continente.
“Tapete Vermelho”
Filme de abertura do festival, conta a história de um assistente social que trabalha com um grupo de jovens do subúrbio de Lausanne. Kantarama Gahigiri dirige, ao lado de Frédéric Baillif.
“Terra Partida”
Os cineastas Stéphanie Barbey e Luc Peter retratam a vida de sete americanos que vivem próximo à barreira erguida para controlar a imigração mexicana nos Estados Unidos.