7 filmes dirigidos por mulheres para ver no Mix Brasil

Mais de 150 filmes de 34 países integram a programação do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, que realiza sua 25ª edição em São Paulo (SP) entre os dias 15 e 26 de novembro.

Maior festival LGBTQ da América Latina, o Mix Brasil tem sessões gratuitas no CineSesc, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo, Museu da Diversidade, Auditório Ibirapuera e circuito Spcine. Selecionamos sete filmes dirigidos por mulheres que estão na programação. Para consultar dias, horários e locais de exibição, visite o site do festival.


“Aos Teus Olhos”
[Brasil, 2017]
Rubens trabalha como professor de natação infantil em um clube. Um dia, é acusado pelos pais de um aluno de tê-lo beijado na boca no vestiário do local. Quando a acusação viraliza nas redes sociais e nos grupos de mensagens dos frequentadores, Rubens se vê no meio de um julgamento. Dirigido pela cineasta Carolina Jabor.


“Conversa Fiada”
[Ri Chang Dui Hua, Taiwan, 2017]
Candidato de Taiwan na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro, o documentário retrata a relação da diretora Hui-Chen Huang com sua mãe, A-nu. Depois de se casar jovem na década de 1970, A-nu se divorciou de um marido violento, criou as filhas sozinhas e passou a se relacionar exclusivamente com mulheres.


“Meu Nome é Jacque”
[Brasil, 2016]
Dirigido pela cineasta Angela Zoé, este documentário conta a trajetória de Jacqueline Rocha Côrtes, além de mostrar seu cotidiano e vida familiar. Mulher transexual brasileira e portadora do vírus da aids, Jacqueline atuou como representante do governo do País na Organização das Nações Unidas (ONU) e tornou-se uma importante ativista.


“A Moça do Calendário”
[Brasil, 2017]
Inácio tem 40 anos de idade, é casado e não tem emprego fixo. Ex-gari, atualmente trabalha como dublê de dançarino e também como mecânico em uma oficina chamada Barato da Pesada, onde sonha com a Moça do Calendário. No filme, o real e o sonho se entrelaçam. Escrito e dirigido pela cineasta Helena Ignez.


“Professor Marston e as Mulheres-Maravilhas”
[Professor Marston and the Wonder Women, EUA, 2017]
A história do psicólogo Wiliam Moulton Marston, criador da personagem dos quadrinhos Mulher-Maravilha, em 1941. Além de falar sobre o HQ, o filme também retrata seu relacionamento poliamoroso com a mulher, Elizabeth, e a amante, Olivia. Dirigido por Angela Robinson, tem as atrizes Rebecca Hall e Bella Heathcote no elenco.


“Serguei: O Último Psicodélico”
[Brasil, 2017]
A trajetória de Sérgio Bustamante, mais conhecido como Serguei, cantor com mais de 80 anos de idade e 50 de carreira. Precursor da psicodelia no Brasil, ele é conhecido pela ousadia e originalidade. Documentário dirigido pela dupla Zahy Tata Pur’gte e Ching Lee, com depoimentos de Angela Ro-Ro, Alcione, Frejat e Evandro Mesquita, entre outros.


“Vergel”
[Argentina/Brasil, 2017]
Um luto repentino deixa uma mulher à beira da loucura. Em meio a muitos trâmites funerários, calor intenso e uma vizinha que aparece para regar as plantas no terraço, a protagonista (interpretada por Camila Morgado) já não sabe distinguir o que é real. Escrito, dirigido e produzido pela cineasta argentina Kris Niklison, de Diletante (2008).

Deixe um comentário

Top