A partir desta quarta-feira (24) o Cinesesc, em São Paulo, recebe a mostra Cinema Contemporâneo do Québec, dedicada a filmes independentes desta região do Canadá. Até o dia 1º de julho de 2015 serão exibidos 12 longas e sete curtas.
Veja, abaixo, cinco filmes dirigidos, escritos e/ou centrados em mulheres que estão na programação. A lista completa e os horários das sessões estão no site do CineSesc.
“O Carrossel Humano”
Marie-Evelyne Lessard interpreta Sophie, uma imigrante africana no Canadá que cursa cinema e faz um vídeo sobre o parque de diversões onde trabalha. Ao mostrar os colegas, ela percebe que faz um filme sobre a própria vida. De Martin Laroche.
“Durma, Nicole”
Exibido em Cannes, conta a história das melhores amigas Nicole e Veronique, que passam férias juntas e são incomodadas pela presença de um grupo de garotos. O diretor Stéphane Lafleur escreveu o roteiro com base em história de Valérie Beaugrand-Champagne.
“O Perfil Amina”
Documentário de Sophie Deraspe sobre Amina Arraf, síria-americana que criou o blog A Gay Girl in Damasco (uma garota gay em Damasco). O sequestro de Amina durante a revolução síria motivou mobilização internacional por sua libertação.
“Terra Firme”
Documentário de Anaïs Barbeau-Lavalette e Émile Proulx-Cloutier sobre Pascale, Raphael e Celeste, três adolescentes que vivem no campo e, a cada ano, fazem estágio em uma fazenda da região.
“Tríptico”
Os diretores Pedro Pires e Robert Lepage discutem a complexidade da comunicação a partir da história de três personagem: Michelle, uma mulher esquizofrênica e dona de livraria; sua irmã, Marie; e o futuro marido de Marie, Thomas.
One thought on “5 filmes para ver na mostra de cinema do Québec em SP”