Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Go, Now, Telecine, Mubi, Belas à La Carte, Supo Mungam Plus, Google Play, iTunes e YouTube, entre outras.
Leia também: Streaming do Telecine exibe filmes de diretoras pioneiras
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana
São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.
Veja o que assistir no streaming em fevereiro:
*
“Beginning”
[Geórgia/França, 2020]
Disponível no Mubi
Yana (Ia Sukhitashvili) deixou a carreira de atriz para se casar com o líder da comunidade de Testemunhas de Jeová de uma pequena cidade da Geórgia. Quando o grupo é alvo de um violento ataque, as crises e inquietações de Yana se aprofundam. Longa-metragem de estreia da diretora e roteirista Déa Kulumbegashvili, foi selecionado para Cannes e é o candidato da Geórgia ao Oscar de filme internacional. Leia a crítica.
“Bixa Travesty”
[Brasil, 2018]
Disponível no Google Play, iTunes, Now, Vivo Play e YouTube
Dirigido por Claudia Priscilla e Kiko Goifman, este longa-metragem narra a trajetória da artista Linn da Quebrada, acompanhando suas apresentações nos palcos e sua luta pela desconstrução de estereótipos de gênero, classe e raça. Bixa Travesty ganhou o troféu de melhor documentário no Teddy Awards, premiação que destaca filmes com temática LGBT no Festival de Cinema de Berlim.
“Carlitos no Hotel”
[EUA, 1914]
Disponível no Telecine
Este curta dirigido por Mabel Normand (1892-1930) cria uma série de confusões a partir de dois personagens: um homem bêbado (Charlie Chaplin) que entra em um hotel e uma jovem de pijama (a própria Normand) que, sem querer, fica trancada para fora do quarto. Este foi o primeiro filme no qual Chaplin interpretou o personagem Carlitos, e integra a mostra Pioneiras do Cinema do Telecine. Saiba mais aqui.
“The Forty-Year-Old Version”
[EUA, 2020]
Disponível na Netflix
Radha é uma dramaturga que vive em Nova York e está prestes a completar 40 anos. Ela se divide entre escrever peças e dar aulas de teatro para adolescentes, levando uma vida bem diferente da que imaginava que teria quando chegasse a essa idade. Mas a crise também traz oportunidades, principalmente no momento em que Radha decide se reinventar e lançar-se no mundo do hip hop. Escrito e dirigido por Radha Blank.
“O Orfanato”
[Parwareshghah, Dinamarca/Luxemburgo/França/Alemanha/Afeganistão/Coreia do Sul/EUA, 2019]
Disponível no NOW, Supo Mungam Plus e VivoPlay
No final dos anos 1980, antes de o Afeganistão tornar-se um Estado islâmico, o adolescente Qodrat (Quodratollah Qadiri) é levado a um orfanato de Cabul. Neste novo ambiente, ele passa por um momento dramático do país ao mesmo tempo em que imagina momentos de sua vida embalados pela música dos filmes que adora: os de Bollywood. Leia a entrevista com a diretora Shahrbanoo Sadat.
Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema