Todo mês o Mulher no Cinema escolhe cinco filmes dirigidos por mulheres que podem ser vistos em casa mesmo, no conforto da Netflix. São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade da produção feminina e ajudam naqueles dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.
Veja os destaques do mês de novembro:
“The Barkley Marathons”
[EUA, 2014]
O documentário de Annika Iltis e Timothy James Kane conta a história da Barkley Marathon, considerada uma das corridas mais difíceis do mundo. A maratona prevê um percurso de 160 km e é realizada anualmente em um parque no Estado americano do Tennessee. Nas primeiras 25 edições, apenas dez atletas conseguiram finalizá-la.
“City 40”
[Rússia/EUA, 2016]
Na década de 1940, o governo soviético criou uma cidade secreta para desenvolver armas atômicas. Milhares de pessoas foram enviadas para a City 40, no interior da Rússia, para trabalhar em uma planta nuclear. Hoje a cidade tem nome, Ozersk, mas continua proibida a visitantes. Com a ajuda de moradores, a diretora Samira Goetschel mostra como é viver ali.
“A 13ª Emenda”
[13th, EUA, 2016]
Como o sistema prisional dos Estados Unidos reflete o longo histórico de desigualdade racial do país? A diretora Ava DuVernay (de Selma – Uma Luta Pela Igualdade) discute tal questão neste documentário que foi produzido em segredo pela Netflix e se tornou o primeiro filme de não-ficção a abrir o Festival de Cinema de Nova York.
“Ó Pai, Ó”
[Brasil, 2007]
O filme da diretora Monique Gardenberg acompanha as idas e vindas de moradores de um prédio na região do Pelourinho, em Salvador (BA), no último dia do carnaval. Gardenberg também é autora do roteiro, baseado na peça de Márcio Meirelles. O longa deu origem a uma série de televisão homônima, exibida pela Rede Globo.
“A V!da Acontece”
[L!fe Happens, EUA/Canadá, 2011]
Kim, Deena e Laura são jovens que vivem juntas em Los Angeles, nos EUA. Quando Kim fica grávida, elas têm de se adaptar à chegada de um novo morador. O filme é dirigido por Kat Coiro, autora do roteiro em parceria com Krysten Ritter (Marvel’s Jessica Jones), que interpreta a protagonista. O elenco também tem Kate Bosworth e Rachel Bilson.