Mulheres no Oscar: conheça a produtora que disputa animação

Aquecendo os motores para o Oscar 2016, que ocorre em 28 de fevereiro, Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil das profissionais femininas indicadas em cada categoria.

Já falamos sobre as mulheres que disputam melhor filme, atriz, atriz coadjuvante, roteiro adaptado, roteiro original, filme estrangeiro e documentário. Agora, veja a participação feminina na categoria animação – que premia os produtores dos longas.

Dos cinco indicados, nenhum foi dirigido por mulheres. Entre todos os 10 indivíduos que concorrem ao prêmio, segundo o site da Academia, só há uma mulher *:

Rosa Tran, produtora de “Anomalisa”

Rosa TranEsta é a primeira indicação da americana que é especializada em animações de stop-motion e live action. Ela começou na área em 2007, quando se uniu ao departamento de bonecos da série “Robot Chicken”. Antes, tinha trabalhado em canais como MTV, Spike, WE e Comedy Central.

Além de “Robot Chicken”, fez outros programas do canal Adult Swim, como “Moral Orel”, “Titan Maximum” e “MAD.”

“Anomalisa”, a história de um homem que sofre com sua incapacidade de se conectar com outras pessoas, é seu primeiro longa-metragem como produtora. O filme é baseado numa peça de Charlie Kaufman e foi dirigido por ele e Duke Johnson, após realizarem campanha de financiamento coletivo.

Veja o trailer de “Anomalisa”:


Mulher no Cinema está considerando apenas os indicados que estão listados como tal no site da Academia. No caso de “O Menino e o Mundo”, produção nacional que também concorre ao Oscar de animação, o diretor Alê Abreu é o único creditado.

Deixe um comentário

Top