Toda semana o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou centrados em mulheres que chegam às salas do Brasil. Veja as estreias desta quinta-feira, 18 de abril.
Crítica: O Mau Exemplo de Cameron Post discute religião, intolerância e ‘cura gay’
Leia também: 5 motivos para ver Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
“Amor Até as Cinzas” – [Jiang hu er nü, China/França/Japão, 2018]
Datong, China, 2001. A jovem Qiao está apaixonada por Bin, um mafioso local. Durante uma briga entre gangues, ela dispara uma arma para proteger o namorado e é condenada a cinco anos de prisão. Após sua libertação, Qiao procura por Bin. Estrelado por Zhao Tao e dirigido por Jia Zhangke.
“Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos” – [Portugal/Brasil, 2018]
Rodado ao longo de nove meses na aldeia Pedra Branca (Terra Indígena Krahô, no Tocantins), o filme conta a história de Ihjãc, jovem que foge para a cidade para escapar do feitiço de um pajé. É dirigido por Renée Nader Messora e João Salaviza e ganhou o prêmio do júri na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes. Leia entrevista com a diretora e veja cinco motivos para assistir ao filme.
“A Maldição da Chorona” – [The Curse of La Llorona, EUA, 2019]
Na Los Angeles dos anos 1970, uma assistente social e seus filhos são envolvidos em um assustador mundo sobrenatural e assombrados pela Chorona. Sua única esperança é um padre desiludido. Estrelado por Linda Cardellini, tem Mikki Daughtry na equipe de roteiristas. Direção de Michael Chaves.
“Márcia Haydée – Uma Vida pela Dança” – [Brasil, 2019]
Documentário sobre a bailarina brasileira Márcia Haydée, uma das maiores referências internacionais da dança do século 20. Dirigido pelo cineasta Marco Altberg.
https://www.youtube.com/watch?v=JIt6K1soFIY
“O Mau Exemplo de Cameron Post” – [The Miseducation of Cameron Post, EUA, 2018]
Estrelado por Chloë Grace Moretz e Sasha Lane, conta a história de uma adolescente que, após ser vista em uma relação sexual com outra garota, é enviada pelos tios a um centro de “cura gay” que busca transformar lésbicas em heterossexuais. Dirigido por Desiree Akhavan, foi ganhador do Festival de Sundance. Leia a crítica
“Santos de Todos os Gols” – [Brasil, 2019]
O documentário de Lina Chamie conta a história do clube de futebol brasileiro e entrevista jogadores de diferentes períodos, como Pelé, Pepe, Edu, Serginho Chulapa, Guga, Giovanni, Robinho e Neymar.
Observação: alguns filmes não estreiam em todas as praças. Consulte a programação da sua cidade.