Estreias da semana: as mulheres que chegam às salas

Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que entraram em cartaz nas salas de cinema do Brasil.

Oscar 2024: Como assistir aos filmes dirigidos por mulheres que estão indicados
Leia também: Justine Triet é a única mulher indicada ao Oscar de direção
Saiba mais: Três longas dirigidos por mulheres disputam Oscar de melhor filme

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Como muitos filmes não estreiam em todas as praças, é importante consultar a programação dos cinemas da sua cidade. Veja as estreias desta quinta-feira, 25 de janeiro:

*

“Anatomia de uma Queda”
[Anatomie d’une chute, França, 2023]

Sandra é uma escritora alemã que vive em uma pequena cidade nos Alpes junto com Samuel, seu marido francês, e Daniel, o filho de 11 anos. Quando Samuel é encontrado morto, Sandra é acusada de homicídio e colocada no centro de um julgamento que investiga tanto as circunstâncias da morte quanto a conturbada relação do casal. Protagonizado por Sandra Hüller, foi coescrito e dirigido por Justine Triet, a terceira mulher a ganhar a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Está indicado a cinco Oscars: melhor filme, direção, roteiro original, atriz e montagem.


“Barbie”
[EUA, 2023]

Maior bilheteria global de 2023, o filme sobre uma Barbie em crise existencial volta aos cinemas após receber oito indicações ao Oscar, nas categorias de melhor filme, roteiro adaptado, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, figurino, direção de arte e canção original. Protagonizado por Margot Robbie e dirigido por Greta Gerwig, autora do roteiro ao lado de Noah Baumbach. Leia a crítica.


“As Bestas”
[Espanha, 2022]

Os franceses Antoine e Olga vivem há algum tempo em uma pequena aldeia no interior da Galícia. Um conflito com seus vizinhos, os irmãos Anta, faz a tensão se espalhar por toda a aldeia até chegar a um ponto sem retorno. Escrito por Isabel Peña em parceria com o diretor Rodrigo Sorogoyen.


“O Refém – Atentado em Madri”
[Todos los nombres de Dios, Espanha, 2023]

Um motorista de táxi é feito refém pelo sobrevivente de um ataque terrorista. Escrito por Gemma Ventura e dirigido por Daniel Calparsoro.


“Todos Menos Você”
[Anyone But You, EUA, 2024]

Bea e Ben tiveram um ótimo primeiro encontro, mas depois as coisas esfriaram. Anos depois, ao seu encontrarem em um casamento na Austrália, eles decidem fingir ser um casal. Protagonizado por Sydney Sweeney, foi escrito por Ilana Wolpert em parceria com o diretor Will Gluck.


“Vidas Passadas”
[Past Lives, EUA/Coreia do Sul, 2023]

Nora e Hae Sung, dois amigos de infância profundamente conectados, perdem o contato quando a família de Nora decide sair da Coreia do Sul. Décadas depois, eles se reencontram em Nova York e refletem sobre destino, amor e as escolhas que fazem uma vida. Escrito e dirigido por Celine Song e protagonizado por Greta Lee, concorre a dois Oscars: melhor filme e roteiro original.

Top