Estreias da semana: as mulheres que chegam às salas

Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que chegam às salas de cinema do Brasil.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Como muitos filmes não estreiam em todas as praças, é importante consultar a programação dos cinemas da sua cidade. Veja as estreias desta quinta-feira, 16 de novembro:

*

“Ato Final”
[Brasil, 2023]

Para abordar a violência doméstica contra mulheres, o filme mescla entrevistas com sobreviventes reais e cenas com três atrizes, que interpretam personagens vítimas do feminicídio. Direção de Roberta Fernandes, que assina o roteiro em parceria com Marcella Rocha.


“Cafi”
[Brasil, 2021]

O documentário de Natara Ney e Lírio Ferreira aborda a vida e a obra do fotógrafo, cenógrafo e artista plástico Carlos Filho, conhecido como Cafi. Pernambucano radicado no Rio de Janeiro, ele participou da vida cultural brasileira durante quatro décadas e assinou capas históricas de discos lançados por grandes nomes da música.


“How To Have Sex”
[Reino Unido, 2023]

Tara é uma jovem britânica que viaja para a Grécia com as amigas para um feriado de sol, festas e álcool. No que deveria ser o melhor verão de sua vida, Tara aprende sobre as complexidades do sexo, do consentimento e da autodescoberta. Escrito e dirigido por Molly Manning Walker e protagonizado por Mia McKenna-Bruce.


“Incompatível com a Vida”
[Brasil, 2023]

Partindo da experiência pela qual passou em sua gravidez, a diretora Eliza Capai ouve histórias de mulheres que, como ela, receberam o diagnóstico de que o bebê tinha uma malformação que o tornava incompatível com a vida. Neste documentário, elas falam sobre vida, morte, luto e o impacto que as políticas públicas podem ter.


“Nelson Pereira dos Santos – Uma Vida de Cinema”
[Brasil, 2023]

O documentário de Aída Marques e Ivelise Ferreira narra a trajetória do cineasta Nelson Pereira dos Santos (1928-2018), precursor do Cinema Novo, focando no homem por trás da câmera.


“Samsara – A Jornada da Alma”
[Espanha, 2023]

Todas as manhãs, um adolescente budista visita a casa de uma idosa para ler o “Bardo Thödol”, livro que serve como guia para o caminho entre a morte e o próximo renascimento. No último dia de vida desta mulher, o jovem sussurra os trechos finais da obra e medita ao seu lado, enquanto ela embarca em uma jornada para além do que vemos. Garbiñe Ortega escreveu o roteiro ao lado do diretor Lois Patiño.


“Vai e Vem”
[Brasil, 2022]

Um diálogo fílmico entre a cineasta brasileira Fernanda Pessoa, que mora em São Paulo, e a realizadora brasileiro-mexicana Chica Barbosa, que vive em Los Angeles, nos Estados Unidos. As duas trocam vídeo-cartas, cada uma inspirada no trabalho de uma diretora do cinema experimental. 

Top