5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em junho

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Itaú Cultural Play, Sesc Digital, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

A lista busca incluir filmes de diferentes gêneros e nacionalidades para oferecer opções variadas ao espectador. É possível, porém, que um título disponível no momento da publicação não esteja mais no catálogo da plataforma indicada. Abaixo, veja as recomendações para o mês de junho:

*

“Bom Trabalho”
[Beau Travail, França, 1999]
Disponível na FILMICCA

O sargento Galoup (Denis Lavant) é o homem no comando de uma base da Legião Estrangeira no Djibuti. Sua dedicação ao trabalho é quase total, até que a chegada de um novo soldado, Sentain (Grégoire Colin), abala sua vida e seu modo de liderar. Dirigido por Claire Denis.


“If Only”
[Magari, Itália/França, 2019]
Disponível na MUBI

Alma tem oito anos e é filha de pais separados. Ela vive na França com a mãe, mas está preste a se mudar para o Canadá. Antes da mudança, Alma e os dois irmãos mais velhos têm de passar algumas semanas na Itália com o pai, Carlo, com quem convivem muito pouco. Dirigido por Ginevra Elkann.


“Kusama – Infinito”
[Kusama: Infinity, EUA, 2018]
Disponível no Sesc Digital

O documentário da cineasta Heather Lenz aborda a trajetória da artista japonesa Yayoi Kusama. O filme aborda sua infância em uma família conservadora, os anos que passou em Nova York, a internação voluntária em uma clínica psiquiátrica e o modo como enfrentou diferentes obstáculos e preconceitos ao longo da carreira.


“Um Reino Unido”
[A United Kingdom, República Tcheca/Reino Unido/EUA, 2016]
Disponível na HBO Max

O filme da diretora Amma Asante é baseado na história real de Seretse Khama (1921-1980) e Ruth Williams (1923-2002), interpretados por David Oyelowo e Rosamund Pike. Ele era negro e príncipe herdeiro do que hoje é Botsuana; ela era branca e inglesa. Seu casamento despertou preconceitos e uma crise política no final dos anos 1940, quando o regime do apartheid vigorava na África do Sul.


“Transamazonia”
[Brasil, 2019]
Disponível na Itaú Cultural Play

Dirigido por Bea Morbach, Débora McDowell e Renata Taylor, este documentário conta a história de duas mulheres: Melissa, 21 anos, estudante de direito; e Marcelly, 35 anos, desempregada. Em comum, elas têm o fato de serem travestis e viverem no norte do país, em pontos distintos da rodovia Transamazônica.

Top