Filme sobre Alice Guy-Blaché é exibido em festival online do Espaço Itaú de Cinema

Inédito no circuito comercial brasileiro, o documentário Alice Guy-Blaché: a História Não Contada da Primeira Cineasta do Mundo integra a programação do Espaço Itaú Play, festival online realizado pelo Espaço Itáu de Cinema. O filme de Pamela B. Green poderá ser visto no site da rede nos dias 19 de junho (gratuitamente) e 20 de junho (pelo valor de R$ 10).

Listas: 5 filmes dirigidos ou estrelados por mulheres negras para ver no streaming
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Narrado por Jodie Foster, o documentário narra a trajetória de Alice Guy-Blaché (1873-1968), a primeira mulher e uma das primeiras pessoas a dirigir filmes no mundo. Blaché fez seu primeiro curta, A Fada do Repolho, em 1896, e lançou centenas de trabalhos até 1920. Ela é uma das cineastas abordadas no curso Mulheres no Cinema, uma parceria do Mulher no Cinema com o Cinemascope.

O festival online do Espaço Itaú funciona como pré-estreias de filmes que irão estrear nas salas após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Cada título fica disponível por 48 horas, e há outros dirigidos por mulheres, como Mangueira em 2 Tempos, de Ana Maria Magalhães; Três Verões, de Sandra Kogut; A Febre, de Maya Da-Rin; Aos Olhos de Ernesto, de Ana Luiza Azevedo; Guerra de Algodão, de Marília Hugues e Claudio Marques; O Orfanato, de Shahrbanoo Sadat; e O Chão Sob Meus Pés, de Marie Kreutzer.

Veja o trailer de Alice Guy-Blaché: a História Não Contada da Primeira Cineasta do Mundo:

Top