Cabíria Festival exibe filmes de diretoras e promove debates no Rio de Janeiro

Exibições de filmes dirigidos por mulheres e debates sobre igualdade de gênero estão na programação do Cabíria Festival, que realiza sua primeira edição no Rio de Janeiro (RJ) de 22 a 26 de novembro. O evento é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, criado em 2015 por Marília Nogueira para incentivar a criação de protagonistas femininas complexas e bem desenvolvidas.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

A programação do festival vai ocupar a Cinemateca do MAM, o Cinemaison Rio e a Fundação Casa de Rui Barbosa, e inclui uma oficina com a roteirista Iana Cossoy Paro, masterclasses com a produtora executiva Raquel Leiko e com a atriz e roteirista Karine Teles, além de debates e palestras.

As sessões incluem longas de ficção que ainda não estrearam nos cinemas, como Tarde para Morrer Jovem, da chilena Dominga Sotomayor; O Sussurro do Jaguar, de Thais Guisasola e Simon(e) Jaikiriuma Paetau; Fabiana, de Brunna Laboissière, e À Luz Delas, de Nina Tedesco e Luana Faria (foto), documentário sobre diretoras de fotografia brasileiras.

Também há programação voltada ao público infantil e a sessão “Mães & Filh_s – Cinema e Maternidade”, que exibirá o longa Los Silencios, da diretora Beatriz Seigner. A programação completa está no site do festival.

Deixe um comentário

Top