Kristen Stewart na direção: assista online ao curta “Come Swim”

Kristen Stewart tem uma longa carreira como atriz: começou a atuar quando tinha apenas oito anos e teve papéis marcantes em filmes tão diferentes quanto O Quarto do Pânico (2002), Crepúsculo (2008), Personal Shopper (2016), Certas Mulheres (2016), As Panteras (2019) e Spencer (2021), que estreia nesta quinta-feira (27) no Brasil e pode lhe render a primeira indicação ao Oscar.

Vídeo: Assista a uma mesa redonda com atrizes cotadas ao Oscar 2022
Apoie:
Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Mas você sabia que Stewart também atua do outro lado das câmeras? A atriz tem quatro trabalhos como diretora no currículo, incluindo dois videoclipes: Take Me to the South, de Sage and the Saints, dirigido em parceria com David Ethan Shapiro e lançado em 2014; e Down Side of Me, do Chvrches, de 2017.

Na ficção, seu primeiro trabalho como roteirista e diretora foi o curta Come Swim (2017), que foi exibido nos festivais de Cannes e Sundance. O filme de 18 minutos de duração acompanha um dia na vida de um homem, interpretado por Josh Kaye, combinando momentos realistas a outros que representam suas emoções.

Come Swim foi realizado como parte da Shatterbox Anthology, iniciativa do site Refinery29 que reuniu curtas-metragens dirigidos por mulheres, incluindo Chloë Sevigny, Gabourey Sidibe, Meera Menon e Courtney Hoffman. A música foi composta pela cantora St. Vincent.

Assista ao curta Come Swim, de Kristen Stewart (em inglês):

Em entrevista à revista Variety na ocasião do lançamento de Come Swim, Stewart disse que a passagem para o outro lado das câmeras foi tranquila graças à qualidade de sua equipe. “Quando todo mundo segura o mesmo peso, tudo fica leve e você apenas vê o filme fazer a si mesmo”, afirmou. “Não faço muita distinção entre atuar e dirigir. Quando funciona, todo mundo acaba fazendo o mesmo trabalho, que é proteger aquilo.”

Na mesma entrevista, o ator Josh Kaye falou sobre a experiência de trabalhar com Stewart. “Ela tem um talento natural e sabe o que quer, então acho que foi fácil para ela expressar a direção de cada cena.”

Além de Come Swim, Stewart também tem outro curta como roteirista e diretora: Crickets, parte da coletânea Feito em Casa (2020), que reúne filmes realizados durante a pandemia. Disponível no catálogo da Netflix, a antologia também tem filmes de Ana Lily Amirpour, Natalia Beristáin, Gurinder Chadha, Maggie Gyllenhaal, Naomi Kawase, Nadine Labaki, Rachel Morrison e Rungano Nyoni.

Stewart também anunciou seu primeiro longa-metragem como diretora: The Chronology of Water, uma adaptação do best-seller homônimo escrito por Lidia Yuknavitc. O projeto está em pré-produção.


Foto: Kristen Stewart no set de Come Swim – Crédito: Alamy Stock Photo

Top