A diretora paraguaia Paz Encina volta às telas com EAMI, filme que venceu o principal prêmio do Festival de Cinema de Roterdã no ano passado. No Brasil, o longa-metragem estreia em 17 de agosto em salas selecionadas e depois, em setembro, chega ao streaming da FILMICCA.
Encina é conhecida principalmente por Hamaca Paraguaya (2006), que ganhou prêmios da crítica no Festival de Cannes e na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. No novo filme, ela conta a história de Eami, uma menina de cinco anos que integra a comunidade Ayoreo Totobiegosode. Quando sua terra natal é brutalmente invadida e seu povo, forçado a partir, ela incorpora a mulher-deusa-pássaro Asoja.
O Mulher no Cinema divulga o trailer de EAMI com exclusividade. Assista abaixo:
EAMI é falado na língua Ayoreo e tem Anel Picarenai no papel da protagonista. O roteiro foi escrito por Encina, que viajou para o Chaco paraguaio, estudou a mitologia da comunidade Ayoreo Totobiegosode e ouviu dezenas de histórias de pessoas que foram expulsas de suas terras.
O júri do Festival de Roterdã definiu EAMI como “um filme poderoso”. “Sua forte narrativa se sustenta visual, política e poeticamente, lançando luz sobre os massacres globais contra as populações indígenas”, afirmaram os jurados, ao justificar a entrega do prêmio Tigre à produção paraguaia. “Este filme nos deu a oportunidade de sonhar, e, ao mesmo tempo, a chance de acordar.”
Encina também é diretora do longa Exercícios de Memória (2017) e dos curtas-metragens Supe que estabas triste (2000) e Viento Sur (2011), entre outros trabalhos.