Estreias da semana: as mulheres que chegam às salas

Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que chegam às salas de cinema do Brasil.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Como muitos filmes não estreiam em todas as praças, é importante consultar a programação dos cinemas da sua cidade. Veja as estreias desta quinta-feira, 3 de agosto:

*

“Águas do Pastaza”
[Juunt Pastaza entsari, Portugal, 2022]

A diretora Inês T. Alves registra o cotidiano de crianças que vivem em Suwa, uma comunidade com cerca de 80 habitantes que está localizada na floresta amazônica equatoriana. Entre as águas do rio Pastaza e as copas das árvores, essas crianças vivem seu dia a dia de forma quase autônoma e com forte senso de colaboração.


“Além do Tempo”
[Zee van tijd, Holanda, 2022]

Lucas e Johanna estão apaixonados, mas um acidente durante uma viagem de barco os separa. Trinta e cinco anos depois, os dois se reencontram. Escrito por Marieke van der Pol e dirigido por Theu Boermans. 


“Depois de Ser Cinza”
[Brasil, 2020]

Três mulheres de histórias distintas têm algo em comum: amaram o mesmo homem. Protagonizado por Elisa Volpatto, Branca Messina e Silvia Lourenço, o filme é dirigido por Eduardo Wannmacher.


“Despedida”
[Brasil, 2021]

Ana, uma menina de 11 anos, viaja ao interior do Rio Grande do Sul para o funeral da avó. À noite, ela vê o fantasma da avó entrando na floresta perto da casa da família. Ao segui-la, descobre um mundo de fantasia e mistério. Dirigido por Luciana Mazeto e Vinícius Lopes, o filme é protagonizado por Anaís Grala Wegner.


“Guerra Entre Herdeiros”
[The Estate, EUA/Reino Unido, 2022]

Duas irmãs tentam conquistar a tia para serem escolhidas como herdeiras. Descobrem, porém, que toda a família teve a mesma ideia. Protagonizado por Toni Collette e Anna Faris, o filme é dirigido por Dean Craig.

“Loucas em Apuros”
[Joy Ride, EUA/Reino Unido, 2023]

Audrey nasceu na China, mas foi criada por uma família americana nos Estados Unidos. Visitando seu país natal pela primeira vez, ela descobre mais sobre suas origens ao mesmo tempo em que se envolve em várias confusões ao lado de Lolo, Kat e Deadeye. Protagonizado por Ashley Park, Sherry Cola e Stephanie Hsu, o filme é dirigido por Adele Lim, que também assina o roteiro ao lado de Cherry Chevapravatdumrong e Teresa Hsiao.


“As Quatro Irmãs”
[Brasil, 2018]

A atriz Vera Holtz retoma lembranças de sua família com a ajuda das irmãs Teresa, Rosa e Regina. Enfrentando lapsos de memória, ela tenta reinventar a própria vida no filme: a infância e a adolescência em Tatuí (SP), a convivência familiar e as irmãs como fonte de inspiração para suas personagens. Direção de Evaldo Mocarzel.

Top