Regina King, Jennifer Aniston, Kerry Washington, Cate Blanchett e Issa Rae são algumas das mulheres indicadas à edição deste ano do Emmy, considerado o Oscar da televisão americana. A entrega do prêmio será neste domingo (20) e terá formato inédito por causa da pandemia do novo coronavírus: uma cerimônia ao vivo, mas realizada virtualmente, com os indicados filmados em suas casas.
Emmy 2020: Prêmio tem recorde de indicações para atrizes e atores negros
Leia também: Lynn Shelton recebe indicação póstuma ao Emmy
Vídeo: Atrizes entrevistam atrizes em especial da Variety sobre séries
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
O apresentador Jimmy Kimmel dará início à transmissão às 21h de Brasília (a cerimônia será exibida pela TNT e o Mulher no Cinema fará a cobertura ao vivo no Twitter) direto do Los Angeles Staples Center, por onde também vão passar algumas (poucas) celebridades. Mas os demais artistas participarão de forma remota, com câmeras posicionadas em 114 locais em dez países diferentes. O tapete vermelhofoi cancelado e uma carta da organização deu a seguinte sugestão de dress code aos indicados: “seja você mesmo, mas faça um esforço” (o resultado, segundo a imprensa americana, foi que vários stylists procuraram marcas de pijamas de luxo).
É difícil saber o que esperar e os próprios produtores já disseram que a possibilidade de falhas tecnológicas ocorrerem é grande, principalmente em uma operação deste tamanho. Também não será fácil acertar o tom para realizar uma premiação hollywoodiana em tempos tão difíceis – além da pandemia e das dificuldades econômicas em todo o mundo, os Estados Unidos também enfrentam as consequências dos incêndios na costa oeste e a repercussão da morte da juíza Ruth Bader Ginsburg (1933-2020).
No que diz respeito aos prêmios em si, o Emmy deste ano teve número recorde de indicações para atrizes e atores negros e, também, número recorde de mulheres indicadas nas categorias de direção.
De acordo com a revista Hollywood Reporter, artistas negros receberam 35 das 102 indicações de atuação nas categorias de série, minissérie e filme para a TV, o equivalente a 34,3%. Antes, o recorde era de 27,7%, registrado dois anos atrás, e em 2019 a porcentagem ficara em 20%.
Considerando apenas as categorias que premiam protagonistas, artistas negros representam 11 dos 34 indicados. Na categoria de atriz de minissérie ou filme para a televisão, há três mulheres negras entre as cinco concorrentes. São elas Regina King, por Watchmen; Octavia Spencer, por A Vida e a História de Madam C.J. Walker e Kerry Washington por Little Fires Everywhere.
Passando para trás das câmeras, 16 das 48 pessoas indicadas a prêmios de direção são mulheres, um número bem melhor do que o do ano passado, quando as diretoras eram nove de 49 concorrentes, e o de 2018, quando eram apenas quatro de 44. Antes de 2020, a maior presença de diretoras tinha sido registrada em 2013, quando foram oito mulheres entre 33 indicados.
O destaque é a categoria de direção de minissérie ou filme para a televisão: quatro mulheres entre os seis indicados. A cineastas Lynn Shelton (1965-2020), que morreu em maio, recebeu uma indicação póstuma por Little Fires Everywhere, e as outras mulheres indicadas são Maria Schrader (Nada Ortodoxa), Nicole Kassell (Watchmen) e Steph Green (Watchmen).
Na categoria de drama, há três mulheres entre os oito concorrentes: Mimi Leder (The Morning Show), Jessica Hobbs (The Crown) e Lesli Linka Glatter (Homeland). Em comédia, são duas mulheres entre os sete indicados: Gail Mancuso (Modern Family) e Amy Sherman-Palladino (The Marvelous Mrs. Maisel).
Não houve indicações para mulheres não-brancas nestas três categorias, mas sim em outros prêmios de direção e roteiro. Dime Davis e Linda Mendoza concorrem na categoria de direção de programa de variedades por A Black Lady Sketch Show e Tiffany Haddish Presents: They Ready, respectivamente. Além delas, Nadia Hallgren foi indicada ao troféu de direção de documentário ou programa de não-ficção por Minha História.
O prêmio de melhor série de comédia será disputado por The Marvelous Mrs. Maisel, Curb Your Enthusiasm, Disque Amiga Para Matar, The Good Place, Insecure, O Método Kominsky, Schitt’s Creek e What We Do in the Shadows. Na categoria de drama, as indicadas são Better Call Saul, The Crown, The Handmaid’s Tale, Killing Eve, The Mandalorian, Ozark, Stranger Things e Succession. E na categoria de minissérie as concorrentes são Little Fires Everywhere, Mrs. America, Inacreditável, Nada Ortodoxa e Watchmen.
Veja as mulheres indicadas nas principais categorias:
Atriz de drama
Jennifer Aniston (The Morning Show)
Olivia Colman (The Crown)
Jodie Comer (Killing Eve)
Laura Linney (Ozark)
Sandra Oh (Killing Eve)
Zendaya (Euphoria)
Atriz de comédia
Christina Applegate (Disque Amiga Para Matar)
Rachel Brosnahan (The Marvelous Mrs. Maisel)
Linda Cardellini (Disque Amiga Para Matar)
Catherine O’Hara (Schitt’s Creek)
Issa Rae (Insecure)
Tracee Ellis Ross (Black-ish)
Atriz de minissérie ou filme para a TV
Cate Blanchett (Mrs. America)
Shira Haas (Nada Ortodoxa)
Regina King (Watchmen)
Octavia Spencer (A Vida e a História de Madam C.J. Walker)
Kerry Washington (Little Fires Everywhere)
Atriz coadjuvante de série dramática
Laura Dern (Big Little Lies)
Meryl Streep (Big Little Lies)
Helena Bonham Carter (The Crown)
Samira Wiley (The Handmaid’s Tale)
Fiona Shaw (Killing Eve)
Julia Garner (Ozark)
Sarah Snook (Succession)
Thandie Newton (Westworld)
Atriz coadjuvante de série de comédia
Betty Gilpin (GLOW)
D’Arcy Carden (The Good Place)
Yvonne Orji (Insecure)
Alex Borstein (The Marvelous Mrs. Maisel)
Marin Hinkle (The Marvelous Mrs. Maisel)
Kate McKinnon (Saturday Night Live)
Cecily Strong (Saturday Night Live)
Annie Murphy (Schitt’s Creek)
Atriz coadjuvante de minissérie ou filme para a TV
Holland Taylor (Hollywood)
Uzo Aduba (Mrs. America)
Margo Martindale (Mrs. America)
Tracey Ullman (Mrs. America)
Toni Collette (Inacreditável)
Jean Smart (Watchmen)
Direção de série dramática
Mimi Leder (The Morning Show)
Jessica Hobbs (The Crown)
Lesli Linka Glatter (Homeland)
Direção de série de comédia
Amy Sherman-Palladino (The Marvelous Mrs. Maisel)
Gail Mancuso (Modern Family)
Direção de minissérie ou filme para a TV
Lynn Shelton (Little Fires Everywhere)
Maria Schrader (Nada Ortodoxa)
Nicole Kassell (Watchmen)
Steph Green (Watchmen)
Roteiro de série dramática
Miki Johnson (Ozark)
Roteiro de série de comédia
Stefani Robinson (What We Do in the Shadows)
Roteiro de minissérie ou série dramática
Tanya Barfield (Mrs. America)
Sally Rooney (Normal People)
Alice Birch (Normal People)
Anna Winger (Nada Ortodoxa)
Susannah Grant (Inacreditável)
Ayelet Waldman (Inacreditável)