A edição de fevereiro da revista “Entertainment Weekly” reuniu Elizabeth Banks, Eva Longoria, Kerry Washington e Reese Witherspoon para um debate sobre a mulher em Hollywood.
Elas responderam perguntas da jornalista Nicole Sperling e conversaram sobre as dificuldades que já enfrentaram, diferença de salários entre atores e atrizes e o que estão fazendo para criar oportunidades para si mesmas e outras mulheres.
Em um trecho, Witherspoon contou como um roteiro “péssimo” a fez ser mais ativa como produtora:
“Há cerca de quatro anos recebi um roteiro…e era simplesmente péssimo. Era terrível. Um homem ia estrelar e havia um papel de namorada. E eu falei: ‘Devem estar brincando. Não, não estou interessada.’ Mas me falaram: ‘Bem, essa atriz está querendo, essa também…’ Três ganhadoras do Oscar e duas campeãs de bilheteria. E eu pensei: ‘Estamos nesse nível? É isso? Estão brigando para ser a namorada em uma comédia idiota?’ E no fim, duas ganhadoras do Oscar fizeram [o filme]. Foi tipo: ‘Preciso fazer algo.'”
Washington citou uma fala escrita por Shonda Rhimes para a série “Scandal” que, segundo ela, criou identificação entre negros e pode ser aplicada às mulheres:
“É a ideia de que você tem de ser duas vezes melhor para conseguir metade. Muitos negros com quem conversei se identificaram com essa fala, ecoou o modo como foram criados e a mensagem que seus pais passaram. Acho que é o mesmo com as mulheres. Você simplesmente sabe que tem de ser duas vezes melhor. De certa forma, não teremos feito nosso trabalho até que as garotas não tenham mais essa sensação. É meio esse o ponto: não sentir pressão para ser extraordinária.”
O vídeo da conversa está disponível aqui (em inglês)