Marie-Clémentine Dusabejambo vence Câmera de Ouro com “Ben’Imana”

A cineasta ruandesa Marie-Clémentine Dusabejambo ganhou o prêmio Câmera de Ouro, entregue ao melhor longa-metragem de estreia exibido no Festival de Cannes. Ela venceu com Ben’Imana, o primeiro filme de Ruanda a ser selecionado pelo evento francês, que encerrou sua 78ª edição neste sábado (23).

“Ben’Imana” conta a história de Vénéranda, uma sobrevivente do genocídio de 1994 que dedica sua vida à recuperação e fortalecimento de sua comunidade. No entanto, uma crise familiar testa suas convicções. 

Leia também: Veja os principais prêmios recebidos por mulheres em Cannes
Palma de Ouro: Conheça os filmes dirigidos por mulheres que já concorreram
Premiados: Os filmes estrelados por mulheres que ganharam a Palma de Ouro
Saiba mais:
 Veja todas as mulheres que presidiram o júri de Cannes

Outros dois importantes prêmios de Cannes foram entregues a filmes dirigidos por mulheres. Everytime, da austríaca Sandra Wollner, venceu a mostra Um Certo Olhar, enquanto The Dreamed Adventure, da alemã Valeska Grisebach, venceu o Prêmio do Júri na competição principal.

Grisebach era uma de cinco diretoras que tinham filmes na disputa pela Palma de Ouro. Além de The Dreamed Adventure, competiam Gentle Monster, de Marie Kreutzer; Garance, de Jeanne Herry; Histoires de la nuit, de Léa Mysius; e La vie d’une femme, de Charline Bourgeois-Tacquet.

No total, 22 filmes estavam na competição. A Palma de Ouro foi entregue a Fjord, do romeno Cristian Mungiu.

Até agora, apenas três filmes dirigidos por mulheres venceram a Palma de Ouro em toda a história do Festival de Cannes. Foram eles O Piano, de Jane Campion, em 1993; Titane, de Julia Ducournau, em 2021; e Anatomia de uma Queda, de Justine Triet, em 2023.


Foto: Jean-Louis Hupé / FDC

Top