Assista e leia o discurso de Frances McDormand no Oscar – na íntegra e em português

Frances McDormand fez o discurso da noite na 90ª edição do Oscar, realizada neste domingo (4) em Los Angeles. Ao ganhar o prêmio de melhor atriz por Três Anúncios Para um Crime, ela pediu para que todas as mulheres indicadas e sentadas na plateia se levantassem para dar “perspectiva” da participação feminina na indústria cinematográfica.

Saiba mais: O que é “inclusion rider”, conceito citado por Frances McDormand no Oscar?
Análise: 
Para as mulheres, Oscar dá final amargo à temporada de prêmios eletrizante
Oscar 2018:
 Veja a lista completa com todas as mulheres premiadas na cerimônia
Leia também: Com Daniela Vega, Uma Mulher Fantástica leva Oscar de filme estrangeiro

Abaixo, assista ao vídeo e leia o discurso de McDormand na íntegra e traduzido para o português:

Ok, estou hiperventilando um pouco. Se eu cair, me levantem porque tenho algumas coisas a dizer. Acho que deve ser assim que Chloe Kim se sentiu quando fez os giros 1080 [na competição de snowboarding] da Olimpíada [de Inverno]. Vocês viram aquilo? Ok, me sinto daquele jeito.

Quero agradecer a Martin McDonagh [diretor de Três Anúncios para um Crime]: olhe o que você fez. Somos um monte de hooligans e anarquistas, mas nos arrumamos direitinho. Quero agradecer a todas as pessoas que estão aqui.

E minha irmã, Dorothy. Te amo, Dot. E quero agradecer especialmente ao meu clã, Joel e Pedro McCoen. Estes dois indivíduos leais foram bem criados por suas mães feministas. Eles valorizam a si mesmos, ao outro e àqueles que estão ao seu redor. Sei que estão orgulhos de mim e isso me enche de uma alegria eterna.

E agora gostaria de ter um pouco de perspectiva. Se puder ter a honra de que todas as mulheres indicadas, em todas as categorias, se levantem agora comigo neste local, as atrizes – vamos, Meryl [Streep], se você levantar, todo mundo levanta -, as cineastas, as produtoras, as diretoras, as roteiristas, a diretora de fotografia, as compositoras, as designers. Vamos!

Okay, olhem ao redor, pessoal. Olhem ao redor, senhoras e senhores, porque todas nós temos histórias para contar e projetos que precisamos financiar.

Não falem com a gente nas festas de hoje à noite. Daqui a alguns dias, convidem-nos para o seu escritório, ou venham até os nossos, o que for melhor para vocês, e vamos contar sobre nossos projetos. Tenho duas palavras para deixar com vocês hoje, senhoras e senhores: inclusion rider *.”

 

* Em tradução livre, inclusion rider seria algo como “cláusula de inclusão”. Funciona como uma cláusula que estrelas de cinema colocam em seus contratos para exigir que a equipe do filme atinja determinado nível de diversidade. Saiba mais

Deixe um comentário

Top