Filmes dirigidos por mulheres dominam em Sundance

Filmes dirigidos por mulheres dominaram a premiação do Festival de Sundance, encerrada neste sábado (2) nos Estados Unidos. Os prêmios refletiram a forte presença das diretoras no festival: dos 62 cineastas que tinham filmes nas mostras competitivas, 42% eram mulheres.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Nesta edição, todos os quatro principais troféus entregues pelo júri foram para filmes dirigidos por mulheres. Clemency, de Chinonye Chukwu, levou o prêmio de melhor ficção americana, o principal de Sundance, tornando-se a primeira mulher negra a vencer na categoria, de acordo com o site IndieWire.

One Child Nation, de Nanfu Wang e Lynn Zhang, foi escolhido melhor documentário americano, enquanto The Souvenir, de Joanna Hogg, foi eleito melhor filme estrangeiro de ficção, e Honeyland, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, o melhor documentário estrangeiro.

Filmes dirigidos por mulheres ainda levaram dois prêmios do público: Knock Down the House, de Rachel Lears, foi o preferido da plateia entre os documentários americanos, e Queen of Hearts, de May el-Toukhy, foi o escolhido entre as ficções estrangeiras. Veja a lista completa de premiados aqui


Foto: George Frey/EPA-EFE

Deixe um comentário

Top