7 filmes para assistir no INDIE festival de São Paulo

Depois de Belo Horizonte, agora é São Paulo que recebe o INDIE, festival de cinema independente que acontece de 16 a 30 setembro, com sessões sempre no CineSesc (Rua Augusta, 2075).

Serão exibidos 45 filmes de 20 países, entre eles nove longas e dois curtas da diretora Kira Muratova, que é tema de retrospectiva inédita no País. A cineasta, que nasceu em 1934 no que hoje é território da Moldávia (região anterior da Romênia), é considerada um dos principais nomes do cinema soviético e pós-soviético.

Um dos longas da retrospectiva, “Breves Encontros”, está na lista de 100 grandes filmes dirigidos por mulheres da Little White Lies.

Recomendamos este e mais seis filmes feitos por mulheres ou sobre mulheres que estão na programação. Consulte locais e horários aqui.


Até que Eu Perca o Fôlego“Até que Eu Perca o Fôlego” – Turquia/Alemanha
Serap trabalha em uma confecção têxtil e espera pelo momento em que o pai ausente cumprirá a promessa de alugar um apartamento para que vivam juntos. Enquanto isso, mora com a irmã e o cunhado, desejando sua independência. Direção de Emine Emel Balci.


Breves Encontros“Breves Encontros” – URSS
A jovem burocrata entediada Valentina (interpretada pela diretora, Kira Muratova, em sua única atuação) supervisiona moradias governamentais. Seu marido geólogo Maxim está viajando, e a deixa sozinha no apartamento do casal até a chegada de uma nova criada, Nadya. Valentina não sabe, mas Nadya também amou Maxim.


Eu Sou Ingrid Bergman“Eu Sou Ingrid Bergman” – Suécia
Documentário de Stig Björkman sobre a vida de Ingrid Bergman, que em agosto teria completado cem anos. O filme inclui material inédito como entrevistas, cartas, diários e imagens realizadas pela atriz.


Na Ventania“Na Ventania” – Estônia
A estudante Erna vive com o marido e a filha em uma casa de campo na Estônia. Durante a Segunda Guerra, ela e a menina são levadas a uma fazenda de trabalhos forçados, de onde Erna tenta se comunicar com o marido, que foi enviado a uma prisão. Estrelado pela atriz Laura Peterson e com direção de Martti Helde.


Para Sempre no Espaço“Para Sempre no Espaço” – EUA
Audrey tem 20 e poucos anos, é crítica de cinema, erudita e sub-empregada. Vivendo em Nova York em um período de crise financeira e cultural, ela faz amigos que, como ela, buscam encontrar seu lugar. Com Kelly Sebastian e dirigido por Greg W. Locke.


40 Dias em Silêncio“40 Dias em Silêncio” – Holanda/Uzbequistão/Alemanha/França
Vivendo na casa da avó em uma vila no Uzbequistão, Bibicha faz um voto de silêncio de 40 dias. A avó desconfia do motivo: será que Bibicha pede a volta do amado desaparecido? Ou está escondendo uma gravidez? Direção de Saodat Ismailova.


Tangerina“Tangerina”
A transexual e prostituta Sin-Dee Rella sai da prisão e descobre que está sendo traída pelo namorado e agenciador. Ela decide, então, partir em busca dele e da amante, Dinah. Com Kitana Kiki Rodriguez e Mya Taylor, foi filmado em um iPhone pelo diretor Sean Baker.

Deixe um comentário

Top