De 8 a 22 de junho, 50 cidades brasileiras receberão a programação do Festival Varilux de Cinema Francês, uma boa oportunidade para ficar por dentro da produção francesa contemporânea.
Selecionamos cinco filmes dirigidos por mulheres e/ou centrados em mulheres que serão exibidos no festival – depois, é só checar locais e horários de exibição no site oficial.
“Agnus Dei”
A diretora Anne Fontaine conta a história de Mathilde Beaulieu, jovem médica da Cruz Vermelha na Polônia de 1945. Chamada a um convento para cuidar de uma freira polonesa, ela descobre que várias religiosas estão grávidas. Estrelado por Lou de Laâge.
“Lolo, o Filho da Minha Namorada”
Após um longo tempo solteira, Violette começa um relacionamento com Jean-René. Mas o filho dela, Lolo, está disposto a fazer o que for preciso para separar o casal. Estrelado e dirigido por Julie Delpy, que divide o roteiro com Eugénie Grandval.
“Marguerite”
Paris, anos 1920. Marguerite Dumont é uma mulher rica e apaixonada por música, que não faz ideia do quanto é desafinada. Seus amigos escondem a verdade, até que um dia ela decide cantar na Ópera Nacional de Paris. Estrelado por Catherine Frot.
“Meu Rei”
Após sofrer um grave ferimento no joelho, Tony (Emmanuelle Bercot) vai ao sudoeste francês para um tratamento. Lá, relembra o relacionamento com Georgio, pai de seu filho. Dirigido por Maïwenn, autora do roteiro ao lado de Étienne Comar.
“Um Belo Verão”
No início dos anos 1970, Delphine deixa a família no interior da França para descobrir a vida em Paris. Chegando à capital, começa uma história de amor com Carole. Estrelado por Cécile de France e Izïa Higelin, o longa é dirigido por Catherine Corsini, autora do roteiro em parceria com Laurette Polmanss.