5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em janeiro

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Go, Now, Telecine, Mubi, Belas à La Carte, Google Play, iTunes e YouTube, entre outras.

Leia também: Streaming do Telecine exibe filmes de diretoras pioneiras
Apoie: 
Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.

Veja o que assistir no streaming em janeiro:

*

“A Assistente”
[The Assistant, EUA, 2019]
Disponível na Amazon Prime

Jane sonha em ser produtora e consegue um promissor emprego como assistente de um poderoso executivo do mundo do entretenimento. Conforme desempenha suas tarefas diárias, ela se dá conta dos constantes abusos e assédios que ocorrem ao seu redor. Dirigido por Kitty Green e estrelado por Julia Garner.


“Babenco – Alguém Tem de Ouvir o Coração e Dizer: Parou”
[Brasil, 2019]
Disponível no Google Play, iTunes, Now e YouTube 

Candidato do Brasil na busca por uma indicação ao Oscar de filme internacional, o documentário de Bárbara Paz faz um retrato íntimo da vida, da obra e da morte do cineasta Hector Babenco (1946-2016), com quem ela foi casada.. O fio condutor é o paralelo entre arte e doença na trajetória pessoal e profissional de Babenco, que teve câncer pela primeira vez aos 38 anos e morreu aos 70. Leia a entrevista com a diretora


“Farewell Amor”
[EUA, 2020]
Disponível no Mubi

Walter (Ntare Guma Mbaho Mwine) é um homem angolano que por causa da Guerra Civil se refugiou em Nova York. Dezessete anos depois de chegar aos EUA, ele finalmente consegue vistos para sua mulher, Esther (Zainab Jah), e sua filha adolescente, Sylvia (Jayme Lawson). Reunidos sob o mesmo teto após tanto tempo, eles terão de reaprender o que é ser uma família. Leia a entrevista com a diretora Ekwa Msangi.


“Suspense”
[EUA, 1913]
Disponível no Telecine

Um dos filmes mais importantes da pioneira diretora Lois Weber (1879-1939), conta a história de uma mulher (interpretada por ela mesma) que tenta proteger seu bebê de um ladrão que invade a casa. Dirigido em parceria com Phillips Smalley, o filme integra a mostra Pioneiras do Cinema do Telecine. Saiba mais aqui.


“XXY”
[Argentina/Espanha/França, 2007]

Disponível na Netflix

Alex (Inés Efron) é uma adolescente intersexual: nasceu com as características sexuais femininas e masculinas. Criada como menina, ela vive com os pais argentinos no Uruguai. A visita de um casal e seu filho, Álvaro (Martín Piroyansky), potencializa um momento de descobertas. Escrito e dirigido por Lucía Puenzo.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Top