Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que chegam às salas de cinema do Brasil.
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Como alguns filmes não estreiam em todas as praças, é importante que o leitor consulte a programação de sua cidade. O Mulher no Cinema também recomenda que o público se informe sobre os protocolos de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19) adotados por cada sala de cinema.
Veja as estreias desta quinta-feira, 2 de março:
*
“Belas Promessas”
[Les promesses, França, 2021]
Clémence é a prefeita de uma pequena cidade que trava com Yazid, seu chefe de gabinete, uma dura batalha para salvar o distrito de Bernardins, marcado pela insalubridade e pelos locatários abusivos. Esta será sua última luta antes de passar o cargo na próxima eleição. Mas quando Clémence é cotada a se tornar ministra, sua ambição põe seus planos em risco. Protagonizado por Isabelle Huppert, com direção de Thomas Kruithof.
“Desaparecida”
[Missing, EUA, 2023]
Presa em sua casa em Los Angeles, June usa recursos tecnológicos e a internet para tentar encontrar sua mãe, que desapareceu durante uma viagem de férias para a Colômbia. Protagonizado por Storm Reid, o filme é dirigido por Nicholas D. Johnson e Will Merrick.
“Duas Bruxas: A Herança Diabólica”
[Two witches, EUA, 2021]
Uma bruxa passa seu legado maligno para a neta, desencadeando uma série de acontecimentos horríveis. Protagonizado por Rebekah Kennedy e Kristina Klebe, também é uma das autoras do roteiro. Direção de Pierre Tsigaridis.
“Entre Mulheres”
[Women Talking, EUA, 2023]
A história é centrada em oito mulheres menonitas que, como as demais moradoras de sua isolada colônia, têm sido drogadas e estupradas pelos homens que vivem com elas. Em uma reunião secreta, as oito mulheres devem se decidir entre três opções: não fazer nada, fugir ou ficar e lutar. Escrito e dirigido por Sarah Polley, tem Rooney Mara, Claire Foy e Jessie Buckley no elenco.
“Muribeca”
[Brasil, 2023]
Diante da iminente transformação de seus lares em uma verdadeira cidade fantasma, moradores do Conjunto Habitacional Muribeca expressam a morte física de uma comunidade ainda viva na memória e nos sentimentos. O desaparecimento do bairro (em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco) devido a problemas estruturais, à especulação imobiliária e a um longo e turvo imbróglio entre moradores e órgãos responsáveis pela obra é testemunhado neste documentário de Alcione Ferreira e Camilo Soares.