Toda semana o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e centrados em mulheres que chegam aos cinemas do Brasil. Veja as estreias desta quinta-feira, 10 de maio.
“À Sombra de Duas Mulheres”
[L’ombre des femmes, França/Suíça, 2015]
Pierre (Stanislas Merhar) e Manon (Clotilde Courau) são um casal de documentaristas que faz trabalhos temporários para sobreviver. Pierre conhece uma jovem estagiária, Elisabeth (Lena Paugam), e se apaixona por ela, mas quer manter o relacionamento com Manon. Dirigido por Philippe Garrel, tem Caroline Deruas-Garrel e Arlette Langmann no roteiro.
“Acertando o Passo”
[Finding Your Feet, Reino Unido, 2017]
Após 40 anos de casamento, Lady Sandra Abbott descobre que seu marido têm um caso com sua melhor amiga. Neste novo momento de sua vida, ela decide começar a fazer aulas de dança comunitária junto da irmã. Joanna Lumley e Imelda Staunton estão no elenco do filme, que tem Meg Leonard entre os roteiristas. Direção de Richard Loncraine.
“Esplendor”
[Hikari, Japão/França, 2017]
Misako escreve versões de filmes para deficientes visuais. Durante uma exibição, ela conhece Nakamori, fotógrafo que está perdendo a visão. Quando Misako descobre as fotografias de Nakamori, é levada de volta ao seu passado. Juntos, os dois vão aprender a enxergar o mundo que estava invisível aos olhos dela. Dirigido por Naomi Kawase, competiu em Cannes.
“Chega de Fiu-Fiu”
[Brasil, 2018]
O documentário conta a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades brasileiras, e mostra como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço público. Direção de Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão.
“Hare Krishna! O Mantra, o Movimento e o Swami que Começou Tudo”
[Hare Krishna! The Mantra, the Movement and the Swami Who Started It All, EUA, 2017]
Dirigido pelo trio de cineastas Lauren Ross, John Griesser e Jean Griesser, o documentário narra a trajetória de Srila Prabhupada (1896-1977), fundador do movimento espiritual Hare Krishna.
“Para Ter Onde Ir”
[Brasil, 2016]
Três mulheres com visões diferentes sobre a vida e o amor seguem juntas em uma viagem, trocando a paisagem urbana pela natureza. São elas: Eva (Lorena Lobato), que é madura e pragmática; Melina (Ane Oliveira), de espírito livre e sem compromissos; e Keithylennye (Keila Gentil), uma jovem que já foi cantora de tecnobrega. Dirigido por Jorane Castro.
“O Renascimento do Parto 2”
[Brasil, 2017]
O documentário de Eduardo Chauvet discute a realidade da obstetrícia no Brasil, onde partos por cesariana são muito mais frequentes do que o que seria recomendado. Continuação do filme lançado em 2013.
Observação: alguns filmes não estreiam em todas as praças. Consulte a programação da sua cidade.