Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Now, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.
Entrevista: “O corpo foi nossa maior ferramenta”, diz diretora de Clara Sola
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana
São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.
Abaixo, veja o que assistir no streaming em novembro:
*
“Clara Sola”
[Costa Rica/Suécia/Bélgica/Alemanha/França/EUA, 2021]
Disponível no Reserva Imovision
Clara é uma mulher de 40 anos que mora em um vilarejo da Costa Rica e que teria uma ligação especial com Deus. Em sua comunidade, ela desempenha um papel importante como curandeira, ao mesmo tempo em que vive sob os cuidados repressivos da mãe, dona Frésia. As coisas começam a mudar quando Clara se sente atraída por um homem. Leia a entrevista com a diretora Nathalie Álvarez Mesén.
“Eternos”
[Eternals, EUA/Reino Unido, 2021]
Disponível no Disney+
Inspirado nos quadrinhos de Jack Kirby, o filme integra o universo da Marvel e conta a história dos Eternos, raça de seres imortais que viveram na Terra e moldaram suas civilizações. A direção é de Chloé Zhao, ganhadora do Oscar por Nomadland, que também é uma das autoras do roteiro. Saiba mais sobre a cineasta.
“Preciosa Ivie”
[Ivie wie Ivie, Alemanha, 2021]
Disponível na FILMICCA
Ivie é uma mulher afro-alemã que mora em Leipzig e procura um emprego estável como professora. Um dia, Naomi, sua meia-irmã de Berlim, aparece em sua porta e conta que o pai dela morreu e será enterrado no Senegal. Ivie e Naomi não se conheciam, e não conheceram o pai. À medida que se aproximam, Ivie começa a refletir sobre sua cultura e sua autoimagem. Leia a entrevista com a diretora Sarah Blaßkiewitz.
“Trabalhadoras Metalúrgicas”
[Brasil, 1978]
Disponível na Itaú Cultural Play
Filmado durante o primeiro Congresso da Mulher Metalúrgica de São Bernardo e Diadema, realizado em 1978, este curta-metragem documental reúne depoimentos de trabalhadoras sobre temas como igualdade salarial, segurança nas fábricas e dupla jornada, entre outros. Dirigido por Olga Futemma e Renato Tapajós.
“O Último Navio Negreiro”
[Descendant, EUA, 2022]
Disponível na Netflix
Clotilda foi o nome dado ao que se acredita ter sido o último navio a levar escravos africanos para os Estados Unidos. Neste documentário, a diretora Margaret Brown entrevista descendentes das pessoas que estavam na embarcação e mostra seus esforços para que essa história não seja esquecida.