Novo trabalho de Valeria Golino na direção, Euforia é um dos destaques do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, festival que exibe filmes italianos contemporâneos em 16 cidades do Brasil. De 8 a 14 de agosto, o evento será realizado em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Niterói (RJ), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Recife (PE). Depois, de 15 a 21 de agosto, fica em cartaz em Belém (PA), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Salvador (BA), Vitória (ES), Fortaleza (CE), Londrina (PR) e Natal (RN).
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
Euforia integrou a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes deste ano, vencida pelo longa brasileiro A Vida Invisível de Eurídice Gusmão. Trata-se do segundo longa-metragem dirigido por Golino, conhecida também pelo trabalho como atriz em filmes como Storia d’amore (1986) e Per amor vostro (2015).
O filme é centrado em dois irmãos com personalidades opostas: Matteo é um homem de negócios bem-sucedido, charmoso e energético. Ettore é um professor calmo e justo, que nunca saiu do vilarejo onde cresceu. A vida forçará os irmãos a reviver uma situação difícil e a conhecer melhor um ao outro.
Euforia é o único filme dirigido por mulher na programação do 8 ½ Festa do Cinema Italiano. Entre os filmes estrelados por mulheres, os destaques são Dafne, protagonizado por Carolina Raspanti e dirigido por Federico Bondi; e Lucia Cheia de Graça, com Alba Rohrwacher e direção de Gianni Zanasi.
Dafne conta a história da personagem-título: uma determinada jovem com síndrome de Down que, após a morte da mãe, precisa se reconciliar com o pai (Antonio Piovanello). Já Lucia Cheia de Graça é centrado em uma fotógrafa e mãe solteira impactada por aparições de uma Nossa Senhora.
Para mais informações sobre o festival, acesse o site oficial.