Mulheres no Oscar: veja as indicadas aos prêmios de curta

Aquecendo os motores para o Oscar 2016, que ocorre em 28 de fevereiro, Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil das profissionais femininas indicadas em cada categoria.

Já falamos sobre as mulheres que disputam melhor filmeatrizatriz coadjuvante, roteiro adaptado, roteiro originalfilme estrangeirodocumentárioanimaçãocanção originalefeitos visuaisedição, figurinodireção de arte e cabelo e maquiagem.

Agora, conheça as indicadas nas três categorias de curta-metragem:

Curta de documentário

Courtney MarshCourtney Marsh, diretora e
produtora de Chau, beyond the Lines

Americana, estudou cinema e TV na Universidade da Califórnia, Los Angeles. Trabalhou como câmera, antes de partir para a direção. Concorre ao Oscar pela primeira vez (ao lado do produtor Jerry Franck) com o filme sobre um garoto de 16 anos que vive em um centro para jovens afetados pela substância conhecida como Agente Laranja, usada durante a Guerra do Vietnã. Outros curtas: Amuse Bouche, One Way Street, The Tulip Chair e Zari.

Captura de Tela 2016-02-27 às 12.09.05Dee Hibbert-Jones, diretora e
produtora de Last Day of Freedom

Nasceu na Inglaterra e vive em São Francisco, nos EUA. É professora do departamento de Arte e Nova Mídia da Universidade da Califórnia Santa Cruz. Desde 2004, faz trabalhos multimídia com Nomi Talisman (leia abaixo), com quem divide a primeira indicação ao Oscar. O filme, seu primeiro documentário, aborda racismo e transtornos mentais a partir da história real de Bill Babbitt, cujo irmão, veterano de guerra, foi acusado de assassinato.

Nomi TalismanNomi Talisman, diretora e
produtora de Last Day of Freedom
Nasceu em Israel e vive em São Francisco, nos EUA. É editora freelancer e especialista em mídia. Desde 2004, faz trabalhos em parceria com Dee Hibbert-Jones (leia acima), incluindo vídeos, esculturas e instalações. Ao lado de Jones, concorre ao Oscar pela primeira vez. O filme, seu primeiro documentário, aborda racismo e transtornos mentais a partir da história real de Bill Babbitt, cujo irmão, veterano de guerra, foi acusado de assassinato.

Sharmeen Obaid-ChinoySharmeen Obaid-Chinoy, diretora
e produtora de A Girl in the River:
The Price of Forgiveness

Nascida no Paquistão, tem 37 anos e ganhou o Oscar na mesma categoria em 2012, por Saving Face. Desta vez, conta a história de uma jovem paquistanesa cuja família quis matá-la “em nome da honra”. Teve trabalhos exibidos por emissoras como HBO, CNN e Discovery Channel. Outros projetos incluem os longas Song of Lahore e A Journey of a Thousand Miles: Peacekeepers.

Curta de animação

Imogen SuttonImogen Sutton, produtora de Prologue
Cidadã canadense e britânica, concorre ao Oscar pela primeira vez, dividindo a indicação com o marido, o diretor Richard Williams. O filme se passa há 2,4 mil anos e mostra uma batalha brutal entre guerreiros espartanos e atenienses, testemunhada por uma garota. Sutton também é diretora, mas nos últimos anos tem focado principalmente na produção. Entre seus trabalhos estão o longa The Thief and the Cobler e o curta Circus Drawings.

Nicole GrindleNicole Grindle, produtora
de Os Heróis de Sanjay

Americana, começou a carreira nos anos 1980. Foi assistente de produção em Uma Cilada para Roger Rabbit e trabalhou em diversos filmes da Pixar, sendo produtora associada de Toy Story 3 e Universidade Monstros. Concorre ao Oscar pela primeira vez, ao lado de Sanjay Patel, pela história de um garoto indiano que tem dificuldade de se identificar com a religião do pai. Fã de desenhos animados, ele começa a imaginar os deuses hindus como super-heróis.

Curta – live action

Serena ArmitageSerena Armitage, produtora de Stutterer
Inglesa, foi editora de trailers durante três anos e há quase uma década tem trabalhado como produtora, sobretudo na televisão. Teve trabalhos exibidos por canais como ITV e BBC, incluindo Come Dine With Me e Paul O’Grady: For The Love of Dogs.  Concorre ao Oscar pela primeira vez, ao lado de Benjamin Cleary. O filme, Stutterer, conta a história de um tipógrafo solitário e com dificuldades de fala, que se vê diante da possibilidade de encontrar, ao vivo, um amor que começou na internet.

Deixe um comentário

Top