Thelma Schoonmaker bate recorde de indicações ao Oscar de montagem

A americana Thelma Schoonmaker, de 83 anos, bateu um recorde nesta terça-feira (23): tornou-se a pessoa com maior número de indicações ao Oscar de montagem. Em 2024, ela concorrera à nona estatueta, desta vez por Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese.

Leia também: Justine Triet é a única mulher indicada ao Oscar de direção
Saiba mais: Três longas dirigidos por mulheres disputam Oscar de melhor filme
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Schoomaker já era detentora deste recorde, mas até então o dividia com Michael Kahn, que concorreu oito vezes. A montadora também poderá se tornar a pessoa com mais vitórias na categoria se levar o prêmio de 2024, que seria o seu quarto. Ela venceu por Touro Indomável (1980), O Aviador (2004) e Os Infiltrados (2006), todos dirigidos por Scorsese.

A parceria entre os dois começou quando Schoonmaker fazia um curso de cinema na Universidade de Nova York, e um professor perguntou se alguém poderia ajudar um aluno que estava tendo dificuldades com a montagem de seu primeiro filme. O aluno era Scorsese, e o filme, Quem Bate à Minha Porta? (1967).

Thelma Schoonmaker em duas de suas três vitórias no Oscar, em 2007 e 2005 – Foto: Courtesy of AMPAS

A dupla repetiu a parceria no documentário Street Scenes (1970), e Schoonmaker recebeu sua primeira indicação ao Oscar pouco depois, em 1971, por Woodstock, de Michael Wadleigh. No entanto, questões burocráticas impediram a entrada de Schoonmaker no Sindicato dos Montadores dos Estados Unidos, e fizeram com que ela só voltasse a trabalhar com Scorsese oficialmente em Touro Indomável

Schoonmaker também foi indicada ao Oscar de montagem por Os Bons Companheiros (1990), Gangues de Nova York (2002), A Invenção de Hugo Cabret (2011) e O Irlandês (2019), todos de Scorsese.

Entre os títulos que Schoonmaker montou para outros cineastas estão A Voz do Meu Coração (1996), de Allison Anders; Assumindo a Direção (2014), de Isabel Coixet; Bombay Velvet (2015), de Anurag Kashyap; e Boneco de Neve (2017), de Tomas Alfredson.

Mais sobre o Oscar 2024:
+ Maite Alberdi recebe segunda indicação ao Oscar de melhor documentário

+ Pelo terceiro ano, só homens disputam Oscar de filme internacional
Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Conheça todas as mulheres que já disputaram o Oscar de melhor filme
+ Veja todas as mulheres que já concorreram ao Oscar de filme internacional


Foto do topo: Ian West/PA Images via Getty Images

Top