Mulheres dominaram plateias de três dos cinco filmes mais lucrativos de 2016

Mulheres formaram a maior parte da plateia de três dos cinco filmes mais lucrativos de 2016 nos EUA e Canadá. A informação é do relatório da Motion Picture Association of America (MPAA), que representa os estúdios americanos.

De acordo com o relatório, mulheres representaram 55% do público de Procurando Dory, o líder do ranking de 2016, e também foram maioria nas plateias de Pets: A Vida Secreta dos Bichos e Mogli: O Menino Lobo. Os outros dois títulos, Rogue One: Uma História Star Wars e Capitão América: Guerra Civil, tiveram público majoritariamente masculino.

Mais uma vez, o estudo da MPAA mostrou ser falso o argumento de que filmes estrelados por mulheres são mais raros porque os espectadores de cinema são principalmente homens. Em 2016, o público feminino representou 52% de quem foi ao cinema, porcentagem similar às que vêm sendo registradas desde 2012.  Também se manteve a divisão igualitária entre homens e mulheres no que diz respeito a quem compra os ingressos: 50% para cada um.

O estudo ainda reforçou a crescente importância do público hispânico para o mercado norte-americano. Representando cerca de 18% da população dos EUA, eles são 23% de quem vai ao cinema ao menos uma vez ao mês. Além disso, na comparação com 2015 o número de espectadores frequentes cresceu entre negros e asiáticos, mas caiu entre brancos.

Leia o relatório completo aqui (em inglês)

Deixe um comentário

Top