Pela primeira vez, mulheres vencem Emmy de direção de drama e comédia

Pela primeira vez em 73 edições, o Emmy premiou mulheres nas duas principais categorias de direção: a de série dramática e a de série de comédia. Conhecido como o Oscar da televisão, o Emmy entregou seus troféus em uma cerimônia realizada neste domingo (19).

Saiba mais: Assista e leia o discurso de Michaela Coel no Emmy
Emmy 2021: Veja as mulheres premiadas nas principais categorias
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema acesse conteúdo exclusivo

A neozelandesa Jessica Hobbs venceu o prêmio de drama pelo episódio final da quarta temporada de The Crown, na quarta vez que uma mulher triunfa nesta categoria. Antes dela, foram premiadas Karen Arthur, por Cagney & Lacey, em 1985; Mimi Leder, por ER, em 1995; e Reed Morano, por The Handmaid’s Tale, em 2018.

Em seu discurso, Hobbs mencionou o pequeno número de mulheres reconhecidas na categoria e dedicou o prêmio às diretoras que vieram antes dela. “Sou muito grata ao caminho que elas abriram, e gostaria especialmente de fazer uma homenagem à minha mãe, que continua dirigindo aos 77 anos”, afirmou a diretora, que é filha da também cineasta Aileen O’Sullivan.

Já o prêmio de direção de série de comédia foi para a ítalo-americana Lucia Aniello pelo trabalho no episódio piloto de Hacks. Antes dela, venceram nesta categoria Betty Thomas, por For Peter’s Sake, em 1993; Gail Mancuso, por Modern Family, em 2013 e 2014; e Amy Sherman-Palladino por The Marvelous Mrs. Maisel em 2018. Além disso, Joey Solloway, que em 2017 anunciou se identificar como não binária, venceu por Transparent em 2015 e 2016.

Nenhuma das duas categorias premiou mulheres não brancas até agora. Em 2021, também houve prêmios de roteiro para mulheres: a inglesa Michaela Coel venceu na categoria de minissérie por I May Destroy You; e Aniello ganhou roteiro de comédia por Hacks, numa parceria com Jen Statsky e Paul W. Downs.


Fotos: Gareth Cattermole/Getty Images e Francis Specker/CBS via Getty Images

Top