Mulheres dirigiram 7 dos 26 filmes que buscam concorrer ao Oscar de animação

Sete dos 26 longas-metragens que buscam uma indicação ao Oscar de animação em 2022 foram dirigidos ou codirigidos por mulheres. Trata-se de uma proporção de cerca de 27%, a mais alta desde que o Mulher no Cinema começou a fazer este levantamento, em 2016.

Leia também: Mulheres dirigiram 23,6% dos candidatos ao Oscar de filme internacional
Saiba mais: Mulheres dirigiram 43,4% dos documentários que buscam indicação ao Oscar
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Para se ter uma ideia, o índice ficou em apenas 7,4% entre os filmes que buscaram a indicação em 2021; em 15,6%, entre os pré-indicados de 2020; e em 12% entre os concorrentes ao Oscar 2019.  O levantamento do Mulher no Cinema é feito a partir da lista divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, organização responsável pela entrega do prêmio.

Neste ano, os longas dirigidos ou codirigidos na disputa pela indicação são The Ape Star, de Linda Hambäck; Encanto, de Charise Castro Smith, Jared Bush e Byron Howard; A Família Addams 2 – Pé na Estrada, de Laura Brousseau, Greg Tiernan e Conrad Vernon; My Sunny Maad, de Michaela Pavlátová; Próxima Parada: Lar Doce Lar, de Clare Knight e Harry Cripps; Ron Bugado, de Sarah Smith, Jean-Philippe Vine e Octavio E. Rodriguez; e Spirit: O Indomável, de Elaine Bogan e Ennio Torresan.

Portanto, entre os sete filmes, apenas dois são exclusivamente dirigidos por mulheres.

Os cinco indicados a melhor animação serão escolhidos pelos membros de dois braços da Academia: o de curtas-metragens e os de longa de animação. Quem integra outros braços também pode participar da votação, desde que tenha visto um número mínimo de filmes inscritos.

As animações inscritas também podem concorrer em outras categorias do Oscar, incluindo melhor filme. As indicações serão anunciadas em 8 de fevereiro e a cerimônia será em 27 de março.

Top