Mostra terá homenagem a Ana Carolina, filme de Annie Ernaux e longas premiados

Filmes de diretoras como Alice Rohrwacher, Ana Carolina, Ana Flávia Cavalcanti, Carla Simón, Claire Denis, Julia Murat, Juliana Vicente e Lucrecia Martel estarão na programação da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que ocorre em São Paulo de 20 de outubro a 2 de novembro.

A seleção deste ano é composta por mais de 220 títulos de 60 países, que serão exibidos em salas de cinema e espaços abertos da capital paulista. Além disso, alguns filmes também poderão ser vistos pelo público de todo o país nas plataformas de streaming Sesc Digital e Spcine Play, ambas gratuitas.

Festival do Rio: Veja todos os longas dirigidos por mulheres na programação
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Duas artistas brasileiras serão homenageadas pela Mostra deste ano. A diretora Ana Carolina receberá o Prêmio Humanidade, concedido a “personalidades que demonstram questões humanistas, sociais e políticas pertinentes ao seu tempo de forma corajosa e sensível”. O festival vai exibir quatro filmes da cineasta: Mar de Rosas (1979), Das Tripas Coração (1982), Sonho de Valsa (1987) e Paixões Recorrentes (2022).

Já o Prêmio Leon Cakoff será entregue à cantora e atriz Doris Monteiro, com a exibição de um de seus principais filmes, Agulha no Palheiro (1953), de Alex Vianny, em cópia restaurada pela Cinemateca Brasileira.

Outro destaque é a exibição de Os Anos Super 8, documentário dirigido por Annie Ernaux e seu filho, David Ernaux-Briot. O filme mostra imagens captadas nos anos 1970 e 1980 pela escritora francesa, que acaba de ganhar o Prêmio Nobel de Literatura e cuja obra inspirou O Acontecimento, premiado filme de Audrey Diwan. Também serão exibidos dois curtas-metragens de diretoras celebradas: A Camareira, de Lucrecia Martel, e Le Pupille, de Alice Rohrwacher.

Como sempre, a seleção da Mostra inclui vários filmes exibidos em festivais internacionais, como One Fine Morning, de Mia Hansen-Love; Lobo e Cão, de Claudia Varejão; Nezouh, de Soudade Kaadan; As Oito Montanhas, de Charlotte Vandermeersch e Felix van Groeningen; Manto de Jóias, de Natalia López Gallardo; Com Amor e Fúria, de Claire Denis; Mutzenbacher, de Ruth Beckermann; Los Reyes del Mundo, de Laura Mora; Tenho Sonhos Elétricos, de Valentina Maurel; e Como Está Katia?, de Christina Tynkevych, entre outros.

Filmes que estão pré-indicados para concorrer ao Oscar de melhor filme internacional também integram a seleção, como Alcarràs, de Carla Simón, que venceu o Festival de Berlim e representa a Espanha; Febre do Mediterrâneo, de Maha Haj, candidato da Palestina; Plano 75, de Chie Hayakawa, indicado pelo Japão; e Alma Viva, de Cristèle Alves Meira, escolhido por Portugal.

A seleção brasileira da Mostra também inclui vários filmes aguardados com direção de mulheres, incluindo Regra 34, de Julia Murat, que venceu o Festival de Locarno; Bocaina, de Ana Flávia Cavalcanti e Fellipe Barbosa; Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente; Carvão, de Carolina Markowicz; Fogaréu, de Flávia Neves; e Kobra – Auto Retrato, de Lina Chamie. Mais informações no site oficial

Top