Globo de Ouro premia “Emilia Pérez”, Fernanda Torres e Demi Moore

O filme Emilia Pérez e as atrizes Fernanda Torres, Demi Moore e Zoe Saldaña ganharam importantes prêmios na 82ª edição do Globo de Ouro, realizada neste domingo (5) em Los Angeles.

Leia também: Fernanda Torres vence o Globo de Ouro
Vídeo: Como ver os filmes de Fernanda Torres no streaming
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

A brasileira ganhou o troféu de melhor atriz de drama pelo trabalho em Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, batendo artistas que já concorreram e venceram várias vezes no Globo de Ouro, como Angelina Jolie, Kate Winslet e Nicole Kidman. Em seu discurso, Torres dedicou o prêmio à mãe, Fernanda Montenegro, que disputou na mesma categoria em 1999 por seu trabalho em Central do Brasil, também dirigido por Salles.

Ainda Estou Aqui também concorria na categoria de filme em língua não inglesa, vencida pelo representante da França, Emilia Pérez. Dirigido por Jacques Audiard, o longa recebeu outros três troféus: melhor atriz coadjuvante de cinema para Zoe Saldaña, melhor canção original e melhor filme de comédia ou musical.

Depois de agradecer a este principal prêmio, Audiard passou o microfone para a protagonista Karla Sofía Gascón, primeira atriz trans a ser indicada em uma categoria de cinema do Globo de Ouro. 

“A luz sempre vence a escuridão”, disse Gascón, no palco. “Podem nos colocar na prisão, podem nos bater, mas nunca poderão tomar nossa alma, nossa existência, nossa identidade. Quero dizer a vocês: levantem sua voz, e sua liberdade, e digam: ‘Sou quem eu sou, e não quem você quer.'”

Demi Moore nos bastidores do Globo de Ouro / Foto: Michael Buckner/GG2025/Penske Media via Getty Images, publicada no site do Globo de Ouro

Gascón estava indicada ao troféu de melhor atriz de comédia ou musical, que foi para Demi Moore pelo trabalho em A Substância. Ela também fez discurso marcante ao agradecer o que disse ser o primeiro prêmio da carreira:

“Trinta anos atrás, um produtor me disse que eu era uma ‘atriz pipoca’, e na época entendi que este [prêmio] não era algo que eu tinha permissão para ter. Que eu podia fazer filmes bem-sucedidos, que faziam muito dinheiro, mas que eu não podia ser reconhecida. Eu acreditei nisso, e isso me corroeu ao longo do tempo, a ponto de, alguns anos atrás, eu chegar a pensar que talvez [minha carreira] tivesse acabado e eu já tivesse feito tudo o que devia fazer”, contou a atriz, que disse ter mudado de ideia ao ler o roteiro de A Substância. “O universo me disse que tenho mais a fazer.”

Além das atrizes, a única outra profissional premiada nas categorias de cinema foi a francesa Camille Dalmais, que ao lado de Clément Ducol é compositora da música “El Mal”, escolhida como melhor canção original.

Nas categorias de televisão, o Globo de Ouro escolheu Xógum: A Gloriosa Saga do Japão como melhor série dramática; Hacks, como a melhor comédia; e Bebê Rena como a melhor minissérie.

Veja todas as mulheres premiadas no Globo de Ouro 2025: 

CINEMA

Melhor atriz – drama
Fernanda Torres, por Ainda Estou Aqui

Melhor atriz – comédia ou musical
Demi Moore, por A Substância

Melhor atriz coadjuvante
Zoe Saldaña, por Emilia Pérez

Melhor canção original
Camille, por “El Mal”, trilha de Emilia Pérez

TELEVISÃO

Melhor atriz – drama 
Anna Sawai, por Xógum: A Gloriosa Saga do Japão

Melhor atriz – comédia
Jean Smart, por Hacks

Melhor atriz – antologia, minissérie ou filme para a TV
Jodie Foster, por True Detective: Terra Noturna

Melhor atriz coadjuvante
Jessica Gunning, por Bebê Rena

Melhor performance em especial de comédia stand-up
Ali Wong, por Ali Wong: Single Lady

Top